UERJ 2008 – Questão 44

Ciências Humanas / Geografia / Transportes / Transporte Ferroviário

Adaptado de www.entreprise-sncf.com

A ampliação das redes de trens de grande velocidade é uma tendência das últimas décadas em países desenvolvidos, e a França é um dos países com maior malha desse tipo. No mapa, utiliza-se o recurso da escala cartográfica para apresentar uma parte da rede ferroviária francesa e algumas das principais cidades servidas por esse meio de transporte. No gráfico, por sua vez, traduz-se a mesma realidade espacial com base no tempo de viagem por trem para as mesmas cidades, a partir de Paris.
Uma característica da rede ferroviária francesa e seu principal efeito para o sistema de cidades considerado estão indicados em:
a) elevado estágio de modernização – supressão da hierarquia urbana
b) localização periférica das linhas – equiparação do grau de centralidade urbana
c) distribuição espacial homogênea – diminuição da importância da localização dos centros urbanos
d) nível tecnológico diferenciado – favorecimento da acessibilidade de alguns aglomerados urbanos

Veja outras questões semelhantes:

UERJ- ESPANHOL 2021 – Questão 2
Un pueblo escondido en la cima (l. 3) El término subrayado se puede sustituir, sin alteración importante de sentido, por: a) el valle b) el prado c) la llanura d) la cumbre
UERJ 2019 – Questão 31
No plano cartesiano, está representada a circunferência de centro P e raio 2. O ponto Q da circunferência, que é o mais distante da origem, tem coordenadas iguais a: a) b) c) d)
UERJ 2008 – Questão 22
A figura abaixo representa um sistema composto por uma roldana com eixo fixo e três roldanas móveis, no qual um corpo R é mantido em equilíbrio pela aplicação de uma força F, de uma determinada intensidade. Considere um sistema análogo, com maior número de roldanas móveis e intensidade de F inferior a 0,1% do peso de R. O menor número possível de roldanas móveis para manter esse novo sistema em equilíbrio deverá ser igual a: a) 8. b) 9. c) 10. d) 11.
UERJ- ESPANHOL 2020 – Questão 3
Las cartas náuticas se diseñan con eso en mente: que la Tierra es redonda”, (ref.3) Respecto a la declaración que lo precede, el fragmento subrayado tiene valor de: a) condición b) explicación c) comparación d) generalización
UERJ 2018 – Questão 63
no sólo se ha cambiado por fuera sino que el comportamiento del ser humano también ha protagonizado cambios significativos (ref.2) En el enunciado, los términos subrayados indican valor de: a) adición. b) alternancia. c) explicación. d) redundancia.