UERJ 2005 – Questão 46

Linguagens / Português
Povoando dramaticamente esta paisagem e esta realidade social e econômica, vagando entre o sonho e o desespero existem 4.800.000 famílias de rurais sem terras. A terra está ali, diante dos olhos e dos braços, uma imensa metade de um país imenso, mas aquela gente (quantas pessoas ao todo? 15 milhões? mais ainda?) não pode lá entrar para trabalhar, para viver com a dignidade simples que só o trabalho pode conferir, porque os voracíssimos descendentes daqueles homens que haviam dito: "Esta terra é minha" (...) rodearam a terra de leis que os protegem (...).
(SARAMAGO, José. In: MORISSAWA,  Mitsue. A História da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.)
 


Os Sertões
 
Foi no século passado 
No interior da Bahia
Um homem revoltado com a sorte 
Do mundo em que vivia 
Ocultou-se no sertão
Espalhando a rebeldia
(...)
Defendendo Canudos 
Naquela guerra fatal.
Edeor de Paulo
Samba-enredo da escola de samba Em Cima da Hora, 1976.

Os dois textos acima têm como principais elementos geradores das problemáticas apontadas os processos de:
a) assentamento agrícola e êxodo rural
b) proletarização rural e reforma agrária
c) modernização agrícola e revolta social
d) concentração fundiária e conflitos no campo

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 15
Indique a frase que, no contexto do fragmento, ratifica o sentido de "o menino é o pai do homem", citação inicial do narrador. a) (...) fui dos mais malignos do meu tempo (...) b) (...) um dia quebrei a cabeça de uma escrava (...) c) (...) deitei um punhado de cinza ao tacho (...) d) (...) fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado (...) e) (...) alguma vez lhes puxei pelo rabicho das cabeleiras.
UNIUBE 2 2022 – Questão 6
O tema marcante no texto é a) amada morta. b) amor inalcançável. c) misticismo além-vida. d) religiosidade católica. e) espiritualidade da mãe.
UNICAMP 2023 – Questão 2
Papo Preto: Vamos falar sobre transfeminismo? ...
UERJ 2015 – Questão 10
vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é outra coisa, (ref.3) O fragmento reproduz falas que apontam uma diferença entre meninos e meninas. Essa diferença se verifica em relação ao seguinte aspecto: a) beleza. b) esperteza. c) inteligência. d) comportamento.
UFPR 2018 – Questão 7
Assinale a alternativa em que o ‘se’ apresenta a mesma função que a do termo sublinhado na sequência “Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia [...]”. ...