UEL 2018 – Questão 24

Ciências Humanas / História
Leia a charge a seguir.
(Disponível em: <https://www.revistaforum.com.br/mariafro/2012/05/24/laerte-dia-do-orgulho-reacionario/>. Acesso em: 15 jun. 2017.)
 
A charge remete a um conjunto de questões que apontam, senão para a morte, ao menos para o refluxo
do espírito democrático na modernidade, em diversos países. Nessas manifestações, verifica-se
a) a intensificação do nacionalismo e a defesa de políticas protecionistas animadas pela crise mundial dos empregos, disputados em maior intensidade no contexto dos deslocamentos de grandes contingentes populacionais.
b) a defesa intransigente do Estado laico, capaz de concretizar os valores da ciência e da razão, em detrimento da vinculação aos ideais fornecidos pelos diversos matizes de religião existentes no mundo moderno.
c) a recusa aos princípios da meritocracia, uma vez que esta atende a algumas centenas de privilegiados contemplados com as políticas compensatórias conduzidas pelos governos nacionais das mais variadas tendências.
d) o tratamento das questões sociais via valorização da perspectiva dialógica, eliminando, assim, o uso de medidas coercitivas nos espaços público e privado.
e) a necessidade de politização do ensino, trazendo para o âmbito escolar temas polêmicos, como a educação sexual, gênero e tratamento humanizado na questão das drogas.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 29
Dados os conjuntos X e Y, a diferença entre X e Y é o conjunto X−Y={x ∈ X : x / Y }. Dados os conjuntos (intervalos) A= [2,5] e B= [3,4] temos: a) A−B={2,5} e B−A={−1,−2} b) A−B=B−A c) A−B=∅ e B−A= [2,3]∪[4,5] d) A−B= (2,3]∪[4,5) e B−A=∅ e) A−B= [2,3)∪(4,5] e B−A=∅
FGV 2019 – Questão 59
[...] apesar de que a radicalização estudantil tenha começado por ter atacado os exames, ela era portadora de uma crítica política da sociedade. [...] O caráter verdadeiramente moderno da revolta estudantil é sua significação...
UEL 2018 – Questão 22
De acordo com o texto, Linus Pauling a) recebeu o prêmio Nobel por duas vezes em categorias distintas: de Química e da Paz. b) dividiu o Nobel da Paz com outros cientistas membros do movimento Pugwash. c) escreveu e apresentou aos governos aliados o “Hiroshima appeal”, que lhe rendeu o Nobel da Paz. d) recebeu o Nobel de Química por seus trabalhos no desenvolvimento da mecânica quântica. e) recebeu o Nobel da Paz em duas ocasiões, a segunda em homenagem póstuma.
UEL 2014 – Questão 51
A população das grandes cidades tem cada vez menos condições de se alimentar adequadamente. A consequência é o aumento do número de glicêmicos, portadores de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, sendo o açúcar (sacarose), o...
UNESP 2013 – Questão 53
O uso do álcool combustível é antigo no Brasil. Desde o início do século XX, o país já usava o produto extraído da cana-de-açúcar para fins energéticos. Com o pré-sal em alta, o açúcar caro lá fora e os canaviais em crise, o...