UEL 2017 – Questão 31

Ciências Humanas / História
Nas sociedades contemporâneas, ocorrem expansões do desenvolvimento e do uso de substâncias químicas com a finalidade de interferir nas sensações, nas percepções e nos comportamentos dos indivíduos. Partes dessas substâncias são consideradas lícitas e outras ilícitas, a depender dos valores hegemônicos de uma dada sociedade. O consumo dessas substâncias lícitas e ilícitas constitui prática cotidiana e mobiliza uma diversidade de julgamentos de valor. As preocupações com o consumo das drogas ilícitas encontram respostas em determinados tipos de políticas de repressão por parte do Estado.
Com base nos conhecimentos sobre as políticas de segurança e de repressão e suas relações com os temas do poder, da dominação e do controle, assinale a alternativa correta.
a) As perguntas sobre por que as pessoas violam as normas, como, por exemplo, comprar e consumir drogas ilícitas, a reiteração de vícios e como fazer para que as pessoas abandonem práticas delituosas são típicas dos estudos do interacionismo simbólico.
b) Os estudos de Loïc Wacquant demonstram a tendência de ampliação dos direitos e benefícios sociais, com consequente redução do chamado capitalismo de pilhagem de abrangência internacional e diminuição do denominado Estado penal.
c) Políticas, como as de choque de ordem e da tolerância zero, têm resultados positivos em termos de respeito e de reconhecimento dos direitos humanos das populações pobres e residentes de áreas de vulnerabilidade social.
d) De acordo com Howard Becker, todos os grupos sociais fazem regras e tentam impô-las, mas o rotulado como desviante pode ter uma opinião diferente sobre a questão, assim como aquele que infringe a regra pode pensar que quem o julga é que é um outsider.
e) Os estudos positivistas preocupam-se com questões como quem define as regras sobre que tipos de atividades são considerados normais e que tipos são considerados desviantes ou ilícitos e de que forma os agentes definem tais regras.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 33
(Joseph Lavallée. História completa das inquisições da Itália, Espanha e Portugal, 1822.) ...
UERJ 2012 – Questão 53
O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela...
FATEC 2016 – Questão 15
Leia o texto. ...
Base dudow 2000 – Questão 16
A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que: ...
FMABC 2019 – Questão 25
Considere o texto a seguir. ...