UEL 2017 – Questão 16

Ciências da Natureza / Biologia
Leia a charge a seguir e responda à questão.
 
(Disponível em: <http://www.fisica.net/einsteinjr/6/Image373.gif>.Acesso em: 27 abr. 2016.
O sistema nervoso compreende uma rede de comunicações e controles que permite ao organismo interagir com o ambiente. Essa interação pode se dar através de estruturas chamadas de receptores sensoriais, as quais detectam diferentes formas de energia, como a térmica, representada na charge.
Com relação ao sistema sensorial, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O sistema sensorial, por meio de seus receptores, leva informações da interação do corpo com o ambiente ao sistema nervoso central, na forma de impulsos nervosos.
( ) As sensações de dor e de temperatura apresentam os mesmos conjuntos de receptores e, por serem sensações distintas, são transportadas por diferentes tipos de fibras até o sistema nervoso central e, por diferentes vias, ao sistema nervoso periférico.
( ) Os corpúsculos de Meisnner, de Paccini, de Ruffini, de Merkel e de Krause são responsáveis por diferentes
percepções sensoriais quando em contato da pele com diferentes objetos ou com o ambiente.
( ) Os bulbos terminais de Krause, por serem terminações livres, têm por função perceber variações de temperatura e, por isso, apresentam uma distribuição uniforme por todo o corpo.
( ) Na espécie humana, os receptores cutâneos estão presentes na pele da face, na palma das mãos e na ponta dos dedos, os quais se apresentam na forma de terminações nervosas livres, o que nos permite sentir a dor.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, V, F.
b) V, F, V, F, V.
c) F, V, V, F, F.
d) F, V, F, F, V.
e) F, F, V, V, V.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2018 – Questão 44
A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação ...
FAMERP 2019 – Questão 47
Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos: a) sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada. b) rádula e massa visceral. c) sistema circulatório aberto e manto. d) simetria bilateral e mesoderme na fase embrionária. e) sistema digestório completo e brânquias.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 47
A fabricação de cerveja envolve a atuação de enzimas amilases sobre as moléculas de amido da cevada. Sob temperatura de cerca de 65 °C, ocorre a conversão do amido em maltose e glicose. O caldo obtido (mosto) é fervido para a inativação das...
UEL 2013 – Questão 11
Um dos aspectos distintivos de João Guimarães Rosa é seu trabalho laborioso com a linguagem. A esse respeito e com base no texto, considere as afirmativas a seguir. ...
UEL 2014 – Questão 58
Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera,...