UEL 2014 – Questão 58

Ciências da Natureza / Biologia / Desequilíbrios Ambientais
Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera, onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a causa da inversão térmica.
a) Uma massa de ar frio ascendente impede o movimento descendente de uma camada de ar quente.
b) Uma massa de ar quente descendente impede o movimento ascendente de uma camada de ar frio.
c) Uma massa de ar frio penetra entre camadas de ar quente, impedindo o movimento descendente do ar.
d) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento descendente do ar.
e) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 28
A preparação de soluções é uma das habilidades que os químicos desenvolveram desde os tempos da alquimia e é considerada um conhecimento básico. Os dados da tabela a seguir foram retirados de um frasco de solução de HCl. O volume de HCl concentrado necessário para preparar 1 litro de solução 1mol/L de HCl é a) 31,70mL b) 36,50mL c) 105,8mL d) 121,5 mL e) 125,8mL
UEL 2013 – Questão 13
A sociedade de consumo mantém uma correlação com o neoliberalismo, que amplia o espaço privado, restringe o espaço público e transforma os direitos sociais em serviços demarcados pelo mercado. Sobre essa dinâmica, considere as afirmativas a...
UEL 2013 – Questão 31
Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
UEL 2010 – Questão 30
Sobre a escravidão e demais formas de trabalho compulsório no Brasil e na América, é correto afirmar: ...
UEL 2017 – Questão 27
Em relação às declarações da atriz Liz Carr presentes no texto, assinale a alternativa correta. a) Apela para os valores cristãos dos espectadores. b) É contraditória, ora defendendo ora atacando o suicídio assistido. c) Incentiva o suicídio assistido como forma de libertação do deficiente. d) Tenta ser imparcial em relação à polêmica tratada no filme. e) Usa da ironia para apontar os problemas do filme.