UEL 2014 – Questão 18

Linguagens / Português
epois entrou em casa: entrou e parece que não gostou ou não entendeu. Foi perguntando onde é que ficava o elevador. E sabendo que não havia elevador, indagou como é que se ia para cima. Nós explicamos que não havia lá em cima. Ele ficou completamente perplexo e quis saber onde é que o povo morava. E não acreditou  direito quando lhe afirmamos que não havia mais povo, só nós. Calou-se, percorreu o resto da casa e as dependências, se aprovou, não disse. Mas, à porta da sala de jantar, inesperadamente, deu com o quintal. Perguntou se era o Russell. Perguntou se tinha escorrega, se tinha gangorra. Perguntou onde é que estavam “os outros meninos”. Claro que achava singular e até meio suspeito aquela porção de terra e árvores sem  ninguém dentro. Todas essas observações, fê-las ainda do degrau da sala. Afinal, estirou tentativamente a ponta do pé, tateou  o chão, resolveu explorar aquela floresta virgem. Sacudia os galhos baixos das fruteiras, arrancava folhas que  mastigava um pouco, depois cuspia. Rodeou o poço, devagarinho, sem saber o que havia por trás daquele muro redondo e branco, coberto de madeira. Enfim, chegou debaixo da goiabeira grande, onde se via uma goiaba madura, enorme. Declarou então que queria comer aquela pêra. Lembrei-me do Padre Cardim – não era o Padre Cardim? – que definia goiabas como “espécie de peros, pequenos no tamanho” –, onde se vê que os clássicos e as crianças acabam sempre se encontrando. Decerto porque uns e outros vão apanhar a verdade nas suas fontes naturais.
(QUEIROZ, R. Conversa de menino. São Paulo: Global, 2004. p.114-115. (Coleção Melhores Crônicas).)
Acerca dos recursos de pontuação presentes no fragmento, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A vírgula (linha 2) separa orações coordenadas entre si: “não havia elevador” e “indagou”.
( ) A segunda vírgula (linha 4) corresponde à enumeração de ações.
( ) Na linha 5, há vírgulas que marcam a intercalação de circunstâncias de lugar e de modo.
( ) As aspas (linha 7) correspondem à ironia do narrador sobre o menino.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, F, V, F.
b) V, F, F, V.
c) F, V, V, F.
d) F, V, F, V.
e) F, F, V, V. 

Veja outras questões semelhantes:

FAMEMA 2018 – Questão 5
A ideia de “suportar o insuportável” está presente também ...
UEL 2013 – Questão 31
Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 25
As informações textuais revelam que o consumo do crack ou da cocaína durante a gravidez é preocupante, porque a criança a) viverá anos depois de forma excitada, irritada e chorosa. b) ficará impossibilitada de ter uma vida social e escolar. c) terá um cérebro incapaz de realizar sinapses, conexões e circuitos. d) poderá ter a sua capacidade de aprendizagem afetada no futuro. e) manterá a droga alojada no cérebro, até a chegada da vida escolar.
UNESP 2020 – Questão 6
Sempre que haja necessidade expressiva de reforço, de ênfase, pode o objeto direto vir repetido. Essa reiteração recebe o nome de objeto direto pleonástico. ...
Base dudow 2000 – Questão 43
"Não morrerá sem poetas nem soldados A língua em que cantaste rudemente As armas e os barões assinalados." Assinale a alternativa correta. a) O sujeito da oração principal está no primeiro verso. b) O primeiro verso apresenta três adjuntos adnominais. c) O segundo verso introduz uma oração subordinada substantiva subjetiva. d) A estrofe apresenta um período composto por três orações. e) O terceiro verso funciona como objeto direto de cantaste.