UEL 2010 – Questão 39

Ciências Humanas / História
Leia o texto a seguir:
 
Os mercados podem escolher seus pobres em circuitos ampliados; o catálogo se enriquece , porque ali, agora, existem pobres pobres e pobres ricos. E existem também – sempre se descobre – pobres ainda mais pobres, menos difíceis, menos “exigentes”. Nada exigentes. Saldos fantásticos. Promoções por todo o lado. O trabalho pode não custar nada quando
se sabe viajar. Outra vantagem: a escolha desses pobres, desses pobres pobres, empobrecerá os pobres ricos que, ficando mais pobres, próximos dos pobres pobres, serão por sua vez menos exigentes. Que bela época!
(FORRES TER, V. O Horror econômico , Trad. Álvaro Lorencini, São Paulo: UNESP, 1997,pp.101.)

Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema neoliberalismo e globalização, considere as afirmativas:
I. O processo de globalização empresarial pode escolher além das fronteiras nacionais, locais em que o
trabalho possa ser apropriado com custos ínfimos.
II. Os pobres ricos são menos exigentes no mercado de trabalho, por conta das promoções que atingem o seu potencial de consumo.
III. Os fantásticos saldos para a contratação de trabalho nesta bela época são realizados pelo catálogo
ampliado da possibilidade de contratação dos pobres no mercado.
IV. A disputa de emprego no mundo do trabalho mundial pode tornar os pobres ricos mais pobres, se o mercado souber viajar em busca das promoções. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 81
Em 1697, publicou-se, em Lisboa, “A arte da língua de Angola”, a mais antiga gramática de uma língua banto, escrita na Bahia, para uso dos jesuítas, com o objetivo de facilitar a doutrinação de negros angolanos. Os aportes bantos ou...
Base dudow 2000 – Questão 5
A formação das monarquias nacionais, na Europa, nos séculos XIV e XV, teve como condições as seguintes, exceto: a) a crise do feudalismo; b) o enfraquecimento dos poderes locais da nobreza; c) a necessidade de recorrer ao rei, como articulador da aristocracia contra as massas; d) o desenvolvimento social e urbano, que exigia uma unificação nacional; e) a falta da tradição de hereditariedade.
UNESP (julho) 2011 – Questão 59
Num mundo onde cresce sem parar a compulsão para obrigar as pessoas a levar uma vida “correta” no maior número possível das atividades que formam o seu dia a dia, a mesa tornou-se uma das áreas que mais atraem a atenção dos gendarmes...
Base dudow 2000 – Questão 42
O maior representante do absolutismo francês, autor da frase "O Estado sou eu", foi: a) Henrique VIII. b) Felipe II. c) Carlos V. d) Luís XIV. e) Jaime I.
UNESP 2013 – Questão 33
O texto destaca três elementos que o autor considera inexistentes entre os tupinambás, no final do século XVI. ...