UEL 2009 – Questão 31

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
 Texto VII
O Cauim é uma bebida produzida a partir da mastigação da mandioca ou do milho por mulheres cuja saliva contribui para o seu fabrico. A preparação dessa bebida consiste em três estágios básicos: fermentação, amadurecimento e azedamento. Assim, em todos os rituais de passagem, em determinadas tribos indígenas, a presença do Cauim é imprescindível.
(Adaptado: SZTUTMAN, R. Cauinagem, uma comunicação embriagada - apontamentos sobre uma festa tipicamente ameríndia. Disponível
em: <www.antropologia.com.br/tribo>. Acesso em: 17 jul. 2008.)
 
Nos rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade. Na tradição filosófica, a idéia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”. Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) O interesse pessoal constitui o bem supremo a que visam todas as ações humanas, acima das escolhas racionais.
b) A felicidade é o bem supremo a que aspira todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que se busca por ele mesmo.
c) Todos os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa, aliada à vontade e à escolha racional.
d) Fim último da existência humana, a felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada da convivência social na polis.
e) A felicidade do indivíduo não pode ser alcançada pelo discernimento racional, mas tão-somente pelo exercício da sensibilidade.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2008 – Questão 2
Diz a Constituição Brasileira de 1988, no capítulo reservado aos índios: ...
UEL 2011 – Questão 7
Com base na tabela, é correto afirmar que, de 2007 para 2008, o aumento no número de transferências de jogadores brasileiros foi de, aproximadamente: a) 2% para a Europa Ocidental. b) 5% para a Europa Oriental. c) 10% para a América Central. d) 14% para o Oriente Médio. e) 46 % para a América do Sul.
UEL 2009 – Questão 15
Analise a tabela seguinte Com base nos dados, um mingau composto somente desses ingredientes e feito para suprir 10% das necessidades diárias de proteína e 4% das necessidades diárias de carboidratos deverá conter quantos copos de leite e quantas colheres (de sopa) de aveia, respectivamente? a) 1 e 2 b) 1 e 3 c) 1½ e 4 d) 2 e 2 e) 1½ e 3
UEL 2010 – Questão 44
Considere as afirmativas a seguir: ...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 51
Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as...