PUC -SP 2019 – Questão 40

Ciências Humanas / História
“A longa lacuna na história dos direitos humanos, de sua formulação inicial nas revoluções americana e francesa, até a Declaração Universal das Nações Unidas em 1948, faz qualquer um parar para pensar. Os direitos não desapareceram nem no pensamento nem na ação, mas as discussões e os decretos agora ocorriam quase exclusivamente dentro de estruturas nacionais específicas.[...] O nacionalista italiano do século XIX Giuseppe Mazzini captou o novo foco sobre a nação quando fez a pergunta retórica: ‘O que é um País [...] senão o lugar em que os nossos direitos individuais estão mais seguros?’. Foram necessárias duas guerras mundiais devastadoras para estilhaçar essa confiança na nação.”
Hunt, L. A invenção dos direitos humanos; uma história; São Paulo:Companhia das Letras, 2009. – p. 177 e 178.
 
A partir da leitura atenta do fragmento, pode-se concluir que:
a) A Formação dos Estados Nacionais é resultado da ascensão da burguesia europeia que buscou uma aliança com os antigos monarcas medievais, dotando-os de poder absoluto que serviria como instrumento das propostas liberais em voga, desde o final da Idade Média.
b) Os Estados Nacionais se constituíram, ao longo da História, como exclusivos instrumentos da ordem social, gerando, obrigatoriamente, segurança e liberdade para todas as camadas e prezando sempre pelo cumprimento das demandas, de suas populações,em detrimento aos interesses privados ou de determinados grupos.
c) A noção de Estado Nacional, desde os tempos hobbesianos, deriva da necessidade de segurança, bem comum e garantia da inserção da maioria nas decisões legais que devem moldar as relações sociais.
d) A proposta de Estado Nação foi ganhando novos contornos ao longo da História. Durante os séculos XVIII e XIX os Estados Nacionais passaram a se tornar palco, dentre outros fatores, da inserção dos direitos humanos e outras garantias individuais.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2017 – Questão 56
Com base na tirinha, no texto e nos conhecimentos sobre a ética e a política em Platão, assinale a alternativa correta. ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 65
Nem mesmo Castelo Branco seria um aliado incondicional das políticas liberais recomendadas pelos organismos financeiros internacionais, nem dos contornos que o Departamento de Estado norte-americano promovia na política externa dos Estados...
PUC -SP 2018 – Questão 67
Entre os vários temas que dão forma ao romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, destaca-se o tema da loucura. ...
UEL 2011 – Questão 31
O rei espanhol Alfonso X, o Sábio, na sua obra “El Libro de Ajedrez”, simula, por meio de uma partida de xadrez, os conflitos entre cristãos e mouros. Tais conflitos devem ser entendidos no contexto ...
PUC -SP 2019 – Questão 16
Um litro de água líquida a 100°C, sob pressão normal, é vaporizado totalmente, passando a ocupar um volume de2,0m3. Sabendo que, nessas condições, o calor latente correspondente a essa mudança de fase da água é aproximadamente igual a 2,3x106J/kg, determine, em megajoule (MJ), o incremento de energia interna,aproximado, nesse processo de expansão volumétrica isobárica: a) 2,1. b) 1,9. c) 1,7. d) 1,5.