PASUSP 2009 – Questão 6

Linguagens / Português / Semântica / Polissemia
Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma. Em Shakespeare está tudo o que nós, escritores, continuamos a utilizar nos dias de hoje, apenas embaralhamos as cartas e voltamos a dar. Os sentimentos profundos que movem a humanidade – o amor, o ciúme, a paixão pelo poder, as intrigas da corte –, a certeza de que as grandes histórias de amor continuam a ser as impossíveis, etc. Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada, o essencial sobre a natureza humana já teria sido dito.
José Eduardo Agualusa, O Estado de S. Paulo, 23/04/2009 (adaptado)
Assinale a alternativa que contém a palavra que, no texto, é empregada pelo autor com dois significados diferentes.
a) Amor
b) Ciúme
c) Literatura
d) Sentimento
e) Natureza
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 124
O humor e a língua ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 37
A vida deveria nos oferecer um lugarzinho no rodapé da nossa história pessoal para eventuais erratas, como em tese de doutorado. Pelas vezes em que na infância e adolescência a gente foi bobo, foi ingênuo, foi indesculpavelmente romântico, cego...
PASUSP 2008 – Questão 30
Analise as afirmações abaixo referentes aos seres vivos. I. Relacionam-se e modificam o meio. II. Reproduzem-se sexualmente. III. Respondem aos estímulos do meio. IV. Usam gás carbônico na produção de matéria orgânica. São características comuns a todos os seres vivos a) I e II, apenas. b) I, II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 31
Mulher tem coração clinicamente parti ...
Base dudow 2000 – Questão 25
Marque a alternativa em que o meio funciona como advérbio. a) Fica no meio do quarto. b) Quero meio quilo. c) Está meio triste. d) Fiquei no meio da confusão. e) Achei o meio de encontrar-te.