PASUSP 2009 – Questão 21

Ciências da Natureza / Biologia / Invertebrados: Grupos Mais Simples / Nematelmintos Parasitas
Observe o esquema simplificado do ciclo de vida da lombriga, causadora da doença chamada ascaridíase, e a lista de medidas a seguir.
 
I. Eliminar o mosquito transmissor.
II. Incentivar o saneamento básico.
III. Ingerir frutas e verduras bem lavadas.
IV. Evitar transfusões de sangue.
Pode-se diminuir a ocorrência de ascaridíase apenas por meio das seguintes medidas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II, III e IV.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2008 – Questão 25
No mapa, nota-se que no norte da África, a religião muçulmana é predominante e, em direção ao sul, a sua presença diminui. Em alguns países, tais como Nigéria, Chade e Sudão, os territórios ao norte são habitados predominantemente por...
Base dudow 2000 – Questão 55
Pesquisadores de uma empresa de biotecnologia de Princeton (Nova Jersey) copiaram dois genes que controlam a produção de hemoglobina humana, e essas cópias foram injetadas em embriões de porcos. Quinze por cento das hemoglobinas produzidas por esses porcos eram do tipo humano. Nessa situação, tais porcos são denominados: a) clones. b) duplicados. c) heteróticos. d) transgênicos. e) mutantes.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 48
O desenvolvimento sustentável rompe com a lógica da organização social vigente, convidando a novos modos de pensar e agir. Dessa forma, sustentabilidade implica o uso de recursos renováveis em quantidades compatíveis com a capacidade de renovação do planeta. MCT. Prêmio Jovem Cientista: cidades sustentáveis. Caderno do professor, 2011 (adaptado). Um esquema de cidade que pretende atender a esse conceito é: a) b) c) d) e)
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 86
Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e...
FUVEST 2016 – Questão 39
Alimentos de origem vegetal e animal fornecem nutrientes utilizados pelo nosso organismo para a obtenção de energia e para a síntese de moléculas. Após determinada refeição, completadas a digestão e a absorção, o nutriente majoritariamente absorvido foi a glicose. Considerando as alternativas abaixo, é correto afirmar que essa refeição estava constituída de a) contrafilé na brasa. b) camarão na chapa. c) ovo frito. d) frango assado. e) arroz e feijão.