PASUSP 2009 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
I. O Romantismo, movimento literário do século XIX, apresenta, entre outras características, uma visão de mundo centrada no indivíduo. Seus heróis são personagens portadoras de verdades, destemidas, de caráter exemplar e que realizam grandes missões.
 
II.
http://www2.uol.com.br/adaoonline/v2/tiras/lavie/tiras/caminho5.gif, acessado em agosto de 2009
Tendo por base somente o primeiro quadrinho da tira, assinale qual das afirmações a seguir expressa corretamente um princípio geral correspondente a seu conteúdo:
a) Fazer o que não dá prazer pode ser útil.
b) Só se deve fazer o que dá prazer.
c) Deve-se fazer sempre o que se quiser.
d) É melhor não fazer nada, para não sofrer.
e) Não se deve fazer o que causa sofrimento.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 122
Texto I ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 34
...
UNESP 2016 – Questão 13
De acordo com o verbete, o tema de uma crônica se baseia em a) juízos de valor. b) anedotário popular. c) fatos pessoais. d) eventos do cotidiano. e) eventos científicos.
UNESP 2012 – Questão 10
"Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom". O termo marqueteiro, presente nesta frase, foi formado em português por influência do inglês e tem como uma de suas acepções usuais: a) consumidor de mercado. b) construtor de marquises de lojas. c) investidor do mercado financeiro. d) profissional de marketing. e) empresário de supermercado.
ENEM 2006 – Questão 4
"Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar...