Mackenzie 2020 – Questão 44

Ciências da Natureza / Biologia
Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta.
 
A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra.Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um“aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural –eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam,contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores - a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA .Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera."
Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadora-fogoamazonia-explica-real-situacao-floresta/Acesso em 29 set. 2019
Os biomas tropicais reagem de forma diferente ao efeito do fogo. Considerando as informações do texto e o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que
a) a floresta amazônica, comunidade em clímax, tem seu equilíbrio abalado pelas queimadas, e é impedida de prosseguir no processo de sucessão primária em que se encontra.
b) o cerrado possui adaptações ao fogo, como cascas grossas nas árvores e caules subterrâneos no estrato herbáceo e subarbustivo, e inicia rápida sucessão primária após as queimadas.
c) o fogo na floresta amazônica desequilibra o processo de fotossíntese, reduzindo-o, pois aumenta muito a concentração de CO2 na atmosfera.
d) as adaptações do cerrado às queimadas de origem natural ou antrópicas não desencadeiam processos de sucessão ecológica, porque o fogo não induz à substituição de espécies.
e) inicia-se, devido aos efeitos devastadores do fogo na floresta amazônica, um lento processo de sucessão primária. No cerrado, a recuperação se dá por meio da rápida sucessão secundária.

Veja outras questões semelhantes:

UNIEVANGÉLICA 2020 – Questão 59
“A longa estiagem deste ano somada à facilidade de o cerrado brasileiro entrar em combustão parecem vencer. Mal combatem um foco em um local e outro aparece - uma dança de chamas que tem marcado todo o território nacional [...] Até 19 de...
PUC -SP 2017 – Questão 2
No quadro a seguir, são apresentadas informações sobre algumas espécies. ...
FAMERP 2016 – Questão 19
A distrofia muscular do tipo Duchenne é uma doença determinada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Ela causa degeneração progressiva dos músculos esqueléticos. Júlia, que tem pais normais e um irmão com essa distrofia, casa-se com Pedro. A genealogia ilustra essas informações. A probabilidade de Júlia gerar uma criança com distrofia muscular será de a) 1/4. b) 1/2. c) 1/8. d) 1/6. e) 1/16.
UEL 2014 – Questão 58
Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera,...
UDESC 2023 – Questão 26
Analise as proposições que indicam vantagens para a propagação das plantas pelas sementes. ...