ITA 2005 – Questão 60

Linguagens / Literatura
O livro de contos A Guerra Conjugal, de Dalton Trevisan, publicado em 1969, reatualiza alguns temas da ficção realista-naturalista do século XIX, e registra deforma crua a vida nos grandes centros urbanos. Nesse sentido, é correto afirmar que nessa obra
a) os casais protagonistas, da média e alta burguesia,como nos romances de Machado de Assis, vivem sempre conflitos ligados ao adultério.
b) os protagonistas dos contos estão quase sempre envolvidos em conflitos conjugais e familiares, que levam à violência e à perversão.
c) a maior parte dos contos retrata dramas de casais massacrados por um cotidiano miserável e por uma vida sem perspectivas.
d) quase todos os casais (denominados sempre de João e Maria) vivem dramas naturalistas, gerados por taras e perversões sexuais.
e) as personagens são de classe média; vivem na periferia de grandes cidades, mergulhadas numa grande miséria existencial e cultural.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2020 – Questão 9
O tom predominante no soneto é de a) ingenuidade. b) apatia. c) ira. d) ironia. e) perplexidade.
FGV 2012 – Questão 27
Reconheço que [Cotrim]era um modelo. Arguiam-no de avareza, e cuido que tinham razão; mas a avareza é apenas a exageração de uma virtude e as virtudes devem ser como os orçamentos: melhor é o saldo que o deficit.Como era muito seco de maneiras...
ITA 2001 – Questão 54
NÃO se pode afirmar que a noção do sentimento saudade no texto seja a) atribuída exclusivamente ao ser humano. b) uma prova de que a espécie humana é fruto da mutabilidade de espécies. c) comum a todos os seres humanos, mas a maneira de expressá-lo é diferente. d) comum a todos os seres humanos e remonta aos tempos antigos. e) talvez anterior à razão.
FUVEST 2003 – Questão 12
Neste excerto, mostra-se que o compadre provinha de uma situação de família irregular e ambígua. No contexto do livro, as situações desse tipo ...
Base dudow 2000 – Questão 34
Leia o texto: ...