FUVEST 2018 – Questão 77

Linguagens / Português
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto1 que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se* discussões e rezingas**; ouviam-se gargalhadas2 e pragas; já se não falava, gritava se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir3, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas; fazendo compras.
Duas janelas do Miranda abriram-se. Apareceu numa a Isaura, que se dispunha a começar a limpeza da casa.
– Nhá Dunga! gritou ela para baixo4, a sacudir um pano de mesa; se você tem cuscuz de milho hoje, bata na porta5, ouviu?
Aluísio Azevedo,
O cortiço.
* ensarilhar-se: emaranhar-se.
** rezinga: resmungo.
Constitui marca do registro informal da língua o trecho
a) “mas um só ruído compacto” (ref.1).
b) “ouviam-se gargalhadas” (ref.2).
c) “o prazer animal de existir” (ref.3).
d) “gritou ela para baixo” (ref.4).
e) “bata na porta” (ref.5).

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2023 – Questão 10
Texto 1 ...
FMABC 2018 – Questão 8
Levando em conta o parágrafo 5, observa-se com correção: ...
FUVEST (2ºdia) 2002 – Questão 31
Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames,foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias,...
ITA 2001 – Questão 54
NÃO se pode afirmar que a noção do sentimento saudade no texto seja a) atribuída exclusivamente ao ser humano. b) uma prova de que a espécie humana é fruto da mutabilidade de espécies. c) comum a todos os seres humanos, mas a maneira de expressá-lo é diferente. d) comum a todos os seres humanos e remonta aos tempos antigos. e) talvez anterior à razão.
UEL 2013 – Questão 17
Leia o texto a seguir. ...