FUVEST 2018 – Questão 77

Linguagens / Português
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto1 que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se* discussões e rezingas**; ouviam-se gargalhadas2 e pragas; já se não falava, gritava se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir3, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
Da porta da venda que dava para o cortiço iam e vinham como formigas; fazendo compras.
Duas janelas do Miranda abriram-se. Apareceu numa a Isaura, que se dispunha a começar a limpeza da casa.
– Nhá Dunga! gritou ela para baixo4, a sacudir um pano de mesa; se você tem cuscuz de milho hoje, bata na porta5, ouviu?
Aluísio Azevedo,
O cortiço.
* ensarilhar-se: emaranhar-se.
** rezinga: resmungo.
Constitui marca do registro informal da língua o trecho
a) “mas um só ruído compacto” (ref.1).
b) “ouviam-se gargalhadas” (ref.2).
c) “o prazer animal de existir” (ref.3).
d) “gritou ela para baixo” (ref.4).
e) “bata na porta” (ref.5).

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2018 – Questão 76
O poema abaixo é de autoria do poeta Augusto de Campos, integrante do movimento concretista. ...
FUVEST 2021 – Questão 90
A destilação é um processo utilizado para separar compostos presentes em uma mistura com base nas suas propriedades físicas como, por exemplo, a diferença de temperatura de ebulição, a uma dada pressão, entre os componentes da mistura....
FUVEST 2019 – Questão 10
A metropolização de São Paulo foi induzida pela industrialização no século XX. Nas últimas décadas, o deslocamento de parte da indústria da metrópole e o crescimento do setor terciário avançado revelam a primazia do capital financeiro,...
UVV - Med 2021 – Questão 6
Governador do Distrito Federal demite o gerúndio ...
FGV 2012 – Questão 25
No texto, “tabuleiro de xadrez” (ref.10) é uma metáfora da ideia contida na expressão a) “movimento de expansão” (ref.5). b) “exacerbação do gesto” (ref.6). c) “natureza” (ref.9). d) “horizonte” (ref.11). e) “espaço demarcado” (ref.12).