FUVEST 2018 – Questão 70

Linguagens / Literatura
TEXTO
Uma obra de arte é um desafio; não a explicamos, ajustamo-nos a ela. Ao interpretá-la, fazemos uso dos nossos próprios objetivos e esforços, dotamo-la de um significado que tem sua origem nos nossos próprios modos de viver e de pensar. Numa palavra, qualquer gênero de arte que, de fato, nos afete, torna-se, deste modo, arte moderna1.
As obras de arte, porém, são como altitudes inacessíveis. Não nos dirigimos a elas diretamente, mas contornamo-las. Cada geração as vê sob um ângulo diferente e sob uma nova visão; nem se deve supor que um ponto de vista mais recente é mais eficiente do que um anterior.
Cada aspecto surge na sua altura própria, que não pode ser antecipada nem prolongada; e, todavia, o seu significado não está perdido porque o significado que uma obra assume para uma geração posterior é o resultado de uma série completa de interpretações anteriores.
Arnold Hauser,
Teorias da arte. Adaptado
 
De acordo com o texto, a compreensão do significado de uma obra de arte pressupõe
a) o reconhecimento de seu significado intrínseco.
b) a exclusividade do ponto de vista mais recente.
c) a consideração de seu caráter imutável.
d) o acúmulo de interpretações anteriores.
e) a explicação definitiva de seu sentido.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 8
Tendo em vista o gênero literário em que se enquadra o texto e os recursos expressivos nele presentes, o verbo que melhor expressa sua finalidade é: a) reverenciar. b) persuadir. c) celebrar. d) alegrar. e) ludibriar.
FUVEST 2003 – Questão 63
Uma pessoa idosa que tem hipermetropia e presbiopia foi a um oculista que lhe receitou dois pares de óculos,um para que enxergasse bem os objetos distantes e outro para que pudesse ler um livro a uma distância confortável de sua vista. ...
UNESP 2021 – Questão 16
A narrativa de Millôr Fernandes afasta-se do modelo tradicional da fábula na medida em que emprega um tom a) moralizante. b) fantástico. c) lacônico. d) ambíguo. e) paródico.
FGV 2013 – Questão 22
Um aspecto em que se manifesta a filiação desse poema de Bandeira à mentalidade propriamente moderna é a) o fato de realizar uma reflexão de caráter cosmológico. b) o emprego sistemático de antíteses e paradoxos. c) o uso imoderado e extensivo de citações de épocas longínquas. d) o reconhecimento do desencantamento do mundo. e) a liquidação da instância do sujeito individual ou reflexivo.
FMABC 2019 – Questão 18
Em São Bernardo, Graciliano Ramos denuncia ...