FUVEST 2016 – Questão 74

Ciências Humanas / Geografia
O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhados de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada.
Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.
Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reproduçãoda metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/site/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf.
Acessado em 10/08/2015. Adaptado.
 
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
a) O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social.
b) A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial.
c) A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial.
d) A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole.
e) A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 57
A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão...
FUVEST 2012 – Questão 43
Os costumes a que adere Jerônimo em sua transformação, relatada no excerto, têm como referência, na época em que se passa a história, o modo de vida: ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 42
No Brasil, o biodiesel é apontado como uma alternativa para geração de energia, pora) abrir mercados no país, já que é uma fonte de energia sem restrições socioambientais.b) impedir o desmatamento da Amazônia, substituindo a pecuária.c) criar empregos rurais qualificados para manipular máquinas agrícolas.d) permitir aproveitar espécies locais e agregar famílias de baixa renda à produção.e) ser exportável aos Estados Unidos, que não dominam tecnologia de biocombustível.
FUVEST 2006 – Questão 95
Nos ambientes aquáticos, a fotossíntese é realizada principalmente por: a) algas e bactérias. b) algas e plantas. c) algas e fungos. d) bactérias e fungos. e) fungos e plantas.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 68
Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das...