FUVEST 2016 – Questão 51

Linguagens / Português / Língua e Funções / Cultura
Seria ingenuidade procurar nos provérbios de qualquer povo uma filosofia coerente, uma arte de viver. É coisa sabida que a cada provérbio, por assim dizer, responde outro, de sentido oposto. A quem preconiza o sábio limite das despesas, porque “vintém poupado, vintém ganhado”, replicara o vizinho farrista, com razão igual: “Da vida nada se leva”. (...)
Mais aconselhável procurarmos nos anexins não a sabedoria de um povo, mas sim o espelho de seus costumes peculiares, os sinais de seu ambiente físico e de sua história. As diferenças na expressão de uma sentença observáveis de uma terra para outra podem divertir o curioso e, às vezes, até instruir o etnógrafo.
Povo marítimo, o português assinala semelhança grande entre pai e filho, lembrando que “filho de peixe, peixinho é”. Já os húngaros, ao formularem a mesma verdade, não pensavam nem em peixe, nem em mar; ao olhar para o seu quintal, notaram que a “maçã não cai longe da árvore”.
Paulo Rónai, Como aprendi o português e outras aventuras
No texto, a função argumentativa do provérbio “Da vida nada se leva” é expressar uma filosofia de vida contrária à que está presente em “vintém poupado, vintém ganhado”. Também é contrário a esse último provérbio o ensinamento expresso em:
a) Mais vale pão hoje do que galinha amanhã.
b) A boa vida é mãe de todos os vícios.
c) De grão em grão a galinha enche o papo.
d) Devagar se vai longe.
e) É melhor prevenir do que remediar.
Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 1
Observe as seguintes palavras e indique quais processos de formação elas pertencem: pontaria - beija-flor - lobisomem a) sufixal, justaposição, aglutinação; b) prefixal, aglutinação, sufixal; c) parassintética, sufixal, justaposição; d) prefixal, justaposição. Parassintética; e) justaposição, prefixal, aglutinação.
FUVEST 2005 – Questão 18
Neste excerto, o narrador do conto São Marcos expõe alguns traços de estilo que correspondem a características mais gerais dos textos do próprio autor, Guimarães Rosa. Entre tais características só NÃO se encontra a) o gosto pela palavra rara. b) o emprego de neologismos. c) a conjugação de referências eruditas e populares. d) a liberdade na exploração das potencialidades da língua portuguesa. e) a busca da concisão e da previsibilidade da linguagem.
Base dudow 2000 – Questão 21
"Esta demarcação determina que a semiologia deve ser analisada como uma teoria hermenêutica das formas como se manipulam contextualmente os discursos." Nessa frase tem-se a) uma oração subordinada substantiva objetiva direta. b) uma oração subordinada adjetiva restritiva. c) uma oração subordinada adverbial proporcional. d) uma oração subordinada adverbial condicional; e) uma oração coordenada explicativa.
FUVEST 2014 – Questão 82
No contexto, a locução “Heis de cair”, na última linha do texto, exprime: a) resignação ante um fato presente. b) suposição de que um fato pode vir a ocorrer. c) certeza de que uma dada ação irá se realizar. d) ação intermitente e duradoura. e) desejo de que algo venha a acontecer
FUVEST 2021 – Questão 1
A figura ilustra graficamente uma região de um bairro, com ruas ortogonais entre si. O ponto X indica um condomínio residencial, e o ponto Y indica a entrada de um parque. Três moradores realizam caminhos diferentes para chegar ao ponto Y, partindo do ponto X, ilustrados com cores diferentes. Se a, b e c representam as distâncias percorridas por esses moradores nesses caminhos, é correto afirmar que: a) a = b = c b) b = c < a c) c < b < a d) b < c = a e) c < a = b