FUVEST 2015 – Questão 89

Ciências da Natureza / Biologia / Plantas sem Flores / Gimnospermas
Abaixo estão listados grupos de organismos clorofilados e características que os distinguem:
I. Traqueófitas – vaso condutor de seiva.
II. Antófitas – flor.
III. Espermatófitas – semente.
IV. Embriófitas - embrião.
V. Talófitas – corpo organizado em talo.
Considere que cada grupo corresponde a um conjunto e que a interseção entre eles representa o compartilhamento de características. Sendo P um pinheiro-do-paraná (araucária), indique a alternativa em que P está posicionado corretamente, quanto às características que possui. 
a)
   

b)


c)
     

d)  


e)
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 74
O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. ...
ENEM 2ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 110
O cladograma demonstra o grau de parentesco entre cinco qrupos de animais vertebrados. De acordo com esse cladograma, quais animais apresentam maior semelhança genética? a) Sapo e jacaré. b) Jacaré e pardal. c) Pardal e coelho. d) Sardinha e sapo. e) Coelho e sardinha.
Base dudow 2000 – Questão 22
A 'Escherichia coli' é um organismo procarionte. Isto significa que esta bactéria a) é parasita obrigatório. b) não apresenta ribossomos. c) não apresenta núcleo organizado. d) não apresenta DNA como material genético. e) nunca apresenta parede celular (esquelética).
FUVEST 2003 – Questão 98
A gravidez em seres humanos pode ser evitada, I. impedindo a ovulação. II. impedindo que o óvulo formado se encontre com o espermatozóide. III. impedindo que o zigoto formado se implante no útero.Dentre os métodos anticoncepcionais estão: A ) as pílulas, contendo análogos sintéticos de estrógeno e de progesterona. B ) a ligadura ( ou laqueadura) das tubas uterinas. Os métodos A e B atuam, respectivamente, em a) I e II. b) I e III. c) II e I. d) II e III. e) III e I.
Base dudow 2000 – Questão 30
O corpo humano é composto de várias substâncias distribuídas em diferentes classes químicas. A água é a substância inorgânica presente em maior quantidade no organismo, tendo uma série de funções. Assinale a alternativa que apresente...