FUVEST 2015 – Questão 5

Ciências Humanas / História
Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946. 
Leslie Illingworth, 1946. Adaptado.
Legenda:
MOSLEM: muçulmano;
NEW CONSTITUTION: nova Constituição;
CIVIL WAR: guerra civil;
FAMINE: fome
 
A leitura correta da imagem permite concluir que ela constitui uma crítica
a) à passividade da ONU e dos países do chamado Terceiro Mundo diante do avanço do fundamentalismo hindu no sudeste asiático.
b) à oficialização da religião muçulmana na Índia, diante da qual seria preferível sua manutenção como Estado cristão.
c) ao colonialismo britânico, metaforicamente representado por animais ferozes prontos a destruir a liberdade do povo hindu.
d) aos políticos que, distanciados da realidade da maioria da população, não seriam capazes de enfrentar os maiores desafios que se impunham à união do país.
e) à desesperança do povo hindu, que deveria, não obstante as dificuldades pelas quais passara durante anos de dominação britânica, ser mais otimista.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 15
Atendendo ao apelo do papa Urbano II, em 1095, a Europa cristã organizou uma série de expedições militares conhecidas como Cruzadas, cujos objetivos declarados eram a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aosbizantinos e a união da...
FGV 2016 – Questão 46
Sem dúvida, podemos afirmar que após uma fase A de crescimento econômico (1200-1316) a Europa Ocidental entrou numa fase B depressiva, que se estenderia até fins do século XV no sul e princípios do XVI no centro e no norte. ...
FUVEST 2019 – Questão 19
Uma pessoa observa uma vela através de uma lente de vidro biconvexa, como representado na figura. Considere que a vela está posicionada entre a lente e o seu ponto focal F. Nesta condição, a imagem observada pela pessoa é a) virtual, invertida e maior. b) virtual, invertida e menor. c) real, direita e menor. d) real, invertida e maior. e) virtual, direita e maior.
UEL 2010 – Questão 35
Leia o texto a seguir: ...
FUVEST 2018 – Questão 88
No texto, a referência ao número de estátuas expostas em espaços públicos na Grã-Bretanha indica a) ênfase em personalidades alegóricas. b) escassez de monumentos do gênero feminino. c) desapreço por esculturas de corpo inteiro. d) falta de espaço em museus para peças de grande porte. e) preferência por figuras de destaque em batalhas.