FUVEST 2014 – Questão 85

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Jorge Amado
Considere as seguintes comparações entre "Vidas secas", de Graciliano Ramos, e "Capitães da areia", de Jorge Amado:
I. Quanto à relação desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos, verifica-se que ambos são tributários da radicalização político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930.
II. Embora os dois livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no processo de dominação social, em "Vidas secas", essa consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até ascético, o que já não ocorre na composição de "Capitães da areia".
III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva.
Está correto o que se afirma em:
a) I, somente.
b) I e II, somente.
c) III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 42
Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes a) dos frutos e depois das flores. b) das flores e depois dos frutos. c) das sementes e depois das flores. d) das sementes e antes dos frutos. e) das flores e antes dos frutos.
FUVEST 2020 – Questão 90
Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexander von Humboldt (1769 – 1859). O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual...
FUVEST 2012 – Questão 2
Considere os mapas. ...
Base dudow 2000 – Questão 5
O poeta Gregório de Matos tornou-se importante na representação da literatura barroca brasileira por que: a) enfatizou a produção poética satírica em detrimento da religiosa. b) pautou sua vida pelo respeito às normas e costumes sociais e estéticos. c) criticou membros do clero e do poder político e exaltou índios e mulatos. d) apropriou-se de formas e temas do barroco europeu, adequando-os ao contexto local. e) Sua crítica em nada influenciou a sociedade brasileira.
FUVEST 2005 – Questão 16
O bilhete escrito por Sebastiana Costa tem linguagem simples, mas nem por isso o que dizem suas palavras deixa de conotar um significado mais profundo, ...