FUVEST 2014 – Questão 63

Ciências Humanas / História
A fotografia acima, tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como
a) reveladora do sucateamento do exército chinêrs, sinal mais visível da crise econômica que então se abateu sobre aquela potência comunista.
b) emblema do conflito cultural entre Ocidente e Oriente, que resultou na recuperação de valores religiosos ancestrais na China.
c) demonstração da incapacidade do Partido Comunista Chinês de impor sua política pela força, já que o levante daquela ano derrubou o regime.
d) montagem jornalística, logo desmascarada pela revelação de que o homem que nela aparece é chinês enquanto os tanques são soviéticos.
e) símbolo do confronto entre liberdade de expressão e autoritarismo político, ainda hoje marcante naquele país.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 17
NEVES, E. Engraxate. Disponível em: www.grafar.blogspot.com. Acesso em: 15 fev. 2013. Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à a) ideia de progresso. b) concentração do capital. c) noção de sustentabilidade. d) organização dos sindicatos. e) obsolescência dos equipamentos.
FUVEST 2014 – Questão 24
Uma embalagem de sopa instantânea apresenta, entre outras, as seguintes informações: “Ingredientes: tomate, sal, amido, óleo vegetal, emulsificante, conservante, flavorizante, corante, antioxidante”. Ao se misturar o conteúdo da embalagem com água quente, poderia ocorrer a separação dos componentes X e Y da mistura, formando duas fases, caso o ingrediente Z não estivesse presente. Assinale a alternativa em que X, Y e Z estão corretamente identificados.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 61
A poetisa Emília Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por não possuir títulos nem conhecimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que “sem ser hábil, é, em compensação, guiada pelo poder da vontade”. Maria Tomásia...
UNESP 2011 – Questão 1
Neste fragmento de um diálogo de Platão, as personagens Sócrates e Fedro discutem a respeito da relação entre a arte retórica, isto é, a arte de produzir discursos, e a expressão da verdade por meio de tais discursos. Trata-se de um tema...
UEL 2022 – Questão 10
Leia o texto a seguir. ...