FUVEST 2014 – Questão 63

Ciências Humanas / História
A fotografia acima, tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como
a) reveladora do sucateamento do exército chinêrs, sinal mais visível da crise econômica que então se abateu sobre aquela potência comunista.
b) emblema do conflito cultural entre Ocidente e Oriente, que resultou na recuperação de valores religiosos ancestrais na China.
c) demonstração da incapacidade do Partido Comunista Chinês de impor sua política pela força, já que o levante daquela ano derrubou o regime.
d) montagem jornalística, logo desmascarada pela revelação de que o homem que nela aparece é chinês enquanto os tanques são soviéticos.
e) símbolo do confronto entre liberdade de expressão e autoritarismo político, ainda hoje marcante naquele país.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2011 – Questão 52
Com base no texto, na teoria de Habermas e considerando as implicações éticas envolvidas nas disputas entre atletas, assinale a alternativa correta. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 48
O processamento da mandioca era uma atividade já realizada pelos nativos que viviam no Brasil antes da chegada de portugueses e africanos. Entretanto, ao longo do processo de colonização portuguesa, a produção da farinha foi aperfeiçoada e...
FUVEST 2013 – Questão 68
A palavra que o cronista omite no título, substituindo-a por reticências, ele a emprega no último parágrafo, na posição marcada com uma lacuna. Tendo em vista o contexto, conclui-se que se trata da palavra a) desanimado b) crescendo c) inventando d) brincando e) desaprendendo
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 56
...
FUVEST 2011 – Questão 86
De acordo com o texto, medicamentos falsificados, em geral, a) são consumidos apenas em países pobres e de pouco acesso à internet. b) encontram dificuldade de comercialização com o aparecimento de novas doenças. c) são ineficazes e contêm elementos danosos à saúde em sua composição. d) possuem embalagens atraentes que ludibriam o consumidor. e) vêm sendo criteriosamente apreendidos pela Organização Mundial da Saúde.