FUVEST 2014 – Questão 54

Ciências Humanas / Geografia / Fontes do Energia / Carvão Mineral
O gráfico abaixo exibe a distribuição percentual do consumo de energia mundial por tipo de fonte.
 
Statistical Review of World Energy, 2012
 
Com base no gráfico e em seus conhecimentos, identifique, na escala mundial, a afirmação correta.
a) A queda no consumo de petróleo, após a década de 1970, é devida à acentuada diminuição de sua utilização no setor aeroviário e, também, à sua substituição pela energia das marés.
b) O aumento relativo do consumo de carvão mineral, a partir da década de 2000, está relacionado ao fato de China e Índia estarem entre os grandes produtores e consumidores de carvão mineral, produto que esses países utilizam em sua crescente industrialização.
c) A participação da hidreletricidade se manteve constante, em todo o período, em função da regulamentação ambiental proposta pela ONU, que proíbe a implantação de novas usinas.
d) O aumento da participação das fontes renováveis de energia, após a década de 1980, explica-se pelo crescente aproveitamento de energia solar, proposto nos planos governamentais, em países desenvolvidos de alta latitude.
e) O aumento do consumo do gás natural, ao longo de todo o período coberto pelo gráfico, é explicado por sua utilização crescente nos meios de transportes, conforme estabelecido no Protocolo de Cartagena.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 33
Para responder a esta questão considere o mapa de uma das divisões regionais do Brasil. A divisão regional assinalada no mapa do Brasil a seguir: ...
Base dudow 2000 – Questão 61
O Brasil é um país com grande disponibilidade hídrica, quanto ao escoamento dos grandes rios que compõem a hidrografia nacional, é correto afirmar que a drenagem é: a) Endorréica – rios que correm para o interior. b) Exorréica – rios que correm para os mares. c) Arréica – rios que são absorvidos por estruturas rochosas. d) Endorréica – rios que correm para os mares e) Exorréica – rios que correm para o interior.
Base dudow 2000 – Questão 27
As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica: a) escudos cristalinos b) bacias sedimentares c) dobramentos cenozóicos d) placas tectônicas e) aluviões quaternários.
FUVEST 2010 – Questão 16
No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 “é primariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo”. ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 66
O uso do trabalho escravo de africanos na América colonial representou para setores das colônias e das metrópoles, respectivamente, ...