FUVEST 2014 – Questão 15

Ciências da Natureza / Física / Aplicações das leis de Newton / Componentes do Peso
Para passar de uma margem a outra de um rio, uma pessoa se pendura na extremidade de um cipó esticado, formando um ângulo de 30° com a vertical, e inicia, com velocidade nula, um movimento pendular. Do outro lado do rio, a pessoa se solta do cipó no instante em que sua velocidade fica novamente igual a zero. Imediatamente antes de se soltar, sua aceleração tem
a) valor nulo.
b) direção que forma um ângulo de 30° com a vertical e módulo 9m/s2.
c) direção que forma um ângulo de 30° com a vertical e módulo 5m/s2.
d) direção que forma um ângulo de 60° com a vertical e módulo 9m/s2.
e) direção que forma um ângulo de 60° com a vertical e módulo 5m/s2.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 39
O movimento de translação da Terra é: a) periódico; b) retilíneo uniforme; c) circular uniforme; d) retilíneo, mas não uniforme; e) circular não uniforme.
FUVEST 2013 – Questão 25
São dados, no plano cartesiano, o ponto P de coordenadas (3, 6) e a circunferência C de equação (x – 1)2+ (y – 2)2= 1. Uma reta t passa por P e é tangente a C em um ponto Q. Então a distância de P a Q é a)  b)  c)  d)  e) 
FUVEST 2022 – Questão 9
O gráfico representa o volume celular de um protozoário ciliado em um gradiente de salinidade: ...
FUVEST 2017 – Questão 2
Traduz corretamente uma relação espacial expressa no texto o que se encontra em: a) A prensa é paralela aos tipitis. b) A casa de fazer farinha é adjacente aos telheiros. c) As duas camarinhas são transversais à cozinha. d) O alpendre é perpendicular às zonas de serviço. e) O mandiocal e o Ipiranga são equidistantes do sítio.
FUVEST 2017 – Questão 18
Um aspecto do poema em que se manifesta a persistência de um valor afirmado também no Modernismo da década de 1920 é o a) destaque dado às características regionais. b) uso da variante oral-popular da linguagem. c) elogio do sincretismo religioso. d) interesse pelo passado da arte no Brasil. e) delineamento do poema em feitio de oração.