FUVEST 2013 – Questão 81

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Leia o seguinte texto.
O autor pensava estar romanceando o processo brasileiro de guerra e acomodação entre as raças, em conformidade com as teorias racistas da época, mas, na verdade, conduzido pela lógica da ficção, mostrava um processo primitivo de exploração econômica e formação de classes, que se encaminhava de um modo passavelmente bárbaro e desmentia as ilusões do romancista.
(Roberto Schwarz. Adaptado.)
Esse texto crítico refere-se ao livro
a) Memórias de um sargento de milícias.
b) Til.
c) O cortiço.
d) Vidas secas.
e) Capitães da areia.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 38
Com relação a Machado de Assis, pode-se dizer que: a) preocupou-se bastante, em suas obras, com os problemas sociais de seu tempo. b) revela um profundo otimismo e confiança nos valores humanos. c) revela um intenso sentimento religioso. d) analisa em profundidade e com pessimismo a condição humana. e) valorizou a paisagem brasileira.
FUVEST 2016 – Questão 63
Na última estrofe, a expressão que justifica o uso da conjunção sublinhada no verso “Mas como dói!” é: a) “Hoje”. b) “funcionário público”. c) “apenas”. d) “fotografia”. e) “parede”.
FUVEST 2011 – Questão 45
O quadro abaixo lista características que diferenciam os reinos dos fungos, das plantas e dos animais, quanto ao tipo e ao número de células e quanto à forma de nutrição de seus integrantes. Com relação a essas características, os seres vivos que compõem o reino dos fungos estão indicados em:
FUVEST 2005 – Questão 73
Constituindo fraldas descartáveis, há um polímero capaz de absorver grande quantidade de água por um fenômeno de osmose, em que a membrana semipermeável é o próprio polímero. Dentre as estruturas aquela que corresponde ao polímero adequado para essa finalidade é a do a) polietileno.b) poli(acrilato de sódio).c) poli(metacrilato de metila).d) poli(cloreto de vinila).e) politetrafluoroetileno.
FUVEST 2016 – Questão 28
A Estação Espacial Internacional orbita a Terra em uma altitude h. A aceleração da gravidade terrestre dentro dessa espaçonave é a) nula. b) gThRT2. c) gT RT - hRT2. d) gT RTRT + h2. e) gT RT - hRT + h2.