FUVEST 2013 – Questão 14

Ciências da Natureza / Física / Dinâmica impulsiva / Teorema do Impulso
Compare as colisões de uma bola de vôlei e de uma bola de golfe com o tórax de uma pessoa, parada e em pé. A bola de vôlei, com massa de 270 g, tem velocidade de 30 m/s quando atinge a pessoa, e a de golfe, com 45 g, tem velocidade de 60 m/s ao atingir a mesma pessoa, nas mesmas condições. Considere ambas as colisões totalmente inelásticas. É correto apenas o que se afirma em:
Note e adote: A massa da pessoa é muito maior que a massa das bolas. As colisões são frontais. O tempo de interação da bola de vôlei com o tórax da pessoa é o dobro do tempo de interação da bola de golfe. A área média de contato da bola de vôlei com o tórax é 10 vezes maior que a área média de contato da bola de golfe.
a) Antes das colisões, a quantidade de movimento da bola de golfe é maior que a da bola de vôlei.
b) Antes das colisões, a energia cinética da bola de golfe é maior que a da bola de vôlei.
c) Após as colisões, a velocidade da bola de golfe é maior que a da bola de vôlei.
d) Durante as colisões, a força média exercida pela bola de golfe sobre o tórax da pessoa é maior que a exercida pela bola de vôlei.
e) Durante as colisões, a pressão média exercida pela bola de golfe sobre o tórax da pessoa é maior que a exercida pela bola de vôlei.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2010 – Questão 73
Um dispositivo simples capaz de detectar se um corpo está ou não eletrizado, é o pêndulo eletrostático, que pode ser feito com uma pequena esfera condutora suspensa por um fio fino e isolante. Um aluno, ao aproximar um bastão eletrizado do...
FUVEST 2010 – Questão 3
Observe a gravura e considere as afirmações. ...
UERJ 2009 – Questão 35
Uma pequena caixa é lançada sobre um plano inclinado e, depois de um intervalo de tempo, desliza com velocidade constante. Observe a figura, na qual o segmento orientado indica a direção e o sentido do movimento da caixa. Entre as representações abaixo, a que melhor indica as forças que atuam sobre a caixa é: a) b) c) d)
Base dudow 2000 – Questão 62
O movimento de um corpo de massa 2 kg é retilíneo e uniformemente acelerado. Entre os instantes 4s e 8s, sua velocidade passa de 10 m/s a 20 m/s. Qual foi o trabalho realizado, em J, pela resultante das forças atuantes no corpo? a) 50 J. b) 300 J. c) 500 J. d) 400 J. e) 100 J.
Base dudow 2000 – Questão 36
Uma variação de temperatura de 273 K corresponde, na escala Celsius, a uma variação de temperatura de : a) 273 ºC b) 0 ºC c) 546 ºC d) -273 ºC e) -546 ºC