FUVEST 2013 – Questão 10

Ciências da Natureza / Química / Química Ambiental / Química das Águas
O fitoplâncton consiste em um conjunto de organismos microscópicos encontrados em certos ambientes aquáticos. O desenvolvimento desses organismos requer luz e CO2, para o processo de fotossíntese, e requer também nutrientes contendo os elementos nitrogênio e fósforo.
Considere a tabela que mostra dados de pH e de concentrações de nitrato e de oxigênio dissolvidos na água, para amostras coletadas durante o dia, em dois diferentes pontos (A e B) e em duas épocas do ano (maio e novembro), na represa Billings, em São Paulo.
Com base nas informações da tabela e em seus próprios conhecimentos sobre o processo de fotossíntese, um pesquisador registrou três conclusões:
I. Nessas amostras, existe uma forte correlação entre as concentrações de nitrato e de oxigênio dissolvidos na água.
II. As amostras de água coletadas em novembro devem ter menos CO2 dissolvido do que aquelas coletadas em maio.
III. Se as coletas tivessem sido feitas à noite, o pH das quatro amostras de água seria mais baixo do que o observado.
É correto o que o pesquisador concluiu em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 31 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 121
Laboratórios de química geram como subprodutos substâncias ou misturas que, quando não têm mais utilidade nesses locais, são consideradas resíduos químicos. Para o descarte na rede de esgoto, o resíduo deve ser neutro, livre de solventes...
FATEC 2014 – Questão 24
Uma indústria compra soda caústica com teor de pureza de 80%, em NaOH. Antes de mandar o material para o estoque, chama o Técnico em Química para verificar se a informação procede. ...
Base dudow 2000 – Questão 15
A equação refere-se à transformação de ozônio em oxigênio comum, representada pela equação: ...
UFRGS - Química 2011 – Questão 44
Quando se adiciona água à "cal viva", forma-se a "cal extinta", de acordo com a reação abaixo. CaO (s) + H2O (l) → Ca(OH)2 (s) AH = - 236 kcal mol-1 Se 5,6 g de cal viva forem adicionados a 1 kg de água, inicialmente a 20 °C, a temperatura final da água com cal, sabendo-se que o calor específico da água é de 1 cal g-1(°C)-1, será de aproximadamente a) 23,6 °C. b) 33,6 °C. c) 43,6 °C. d) 53,6 °C. e) 63,6 °C.
Base dudow 2000 – Questão 35
O conceito de pH foi introduzido na química pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen, em 1909, para facilitar a caracterização da acidez de uma substância. Assinale a alternativa que contém o pH da solução que se obtém ao ser feita a dissolução de 5,6 g de KOH em um litro de água. Dados: K= 39, O=16, H=1; log 1 = 0 ) a) 1; b) 3; c) 11; d) 12; e) 13.