FUVEST 2012 – Questão 37

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:
Entrevistador: —O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso?
Entrevistado: —Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista, com um número imenso de dispositivos e, por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade.
Veja, 15/06/2011
Tendo em vista o contexto, a palavra do texto que sintetiza o teor da acusação referida na entrevista é:
a) “usurpado”
b) “detalhista”
c) “fomentar”
d) “litígios”
e) “insanidade”
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2012 – Questão 71
A palavra “feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a a) sociedades marcadas por dependências mútuas e assimétricas entre senhores e vassalos. b) relações de parentesco determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano. c) regimes inteiramente dominados pela fé religiosa, seja ela cristã ou muçulmana. d) altas concentrações fundiárias e capitalistas. e) formas de economias de subsistência pré-agrícolas.
FUVEST 2005 – Questão 33
“Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não quisessem perder seus...
FUVEST 2007 – Questão 57
“Porque todos os córregos aqui são misteriosos – somem-se solo a dentro, de repente, em fendas de calcário, viajando, ora léguas, nos leitos subterrâneos, e apontando, muito adiante, num arroto ou numa cascata de rasgão…” ...
FUVEST 2013 – Questão 63
Observe os gráficos. ...
FUVEST 2013 – Questão 89
Segundo o texto, o livro Missing Out: In Praise of the Unlived Life sugere que a) a fantasia deve se sobrepor a nossos planos de vida. b) uma compreensão maior das decepções e dos desejos não realizados pode nos ajudar a viver melhor. c) os relatos de vida dos escritores não nos servem de exemplo. d) um controle maior de nossa imaginação é importante para lidarmos com nossas frustrações. e) as oportunidades perdidas devem ser recuperadas para uma vida satisfatória.