FUVEST 2011 – Questão 74

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Prosadores
Todo o barbeiro é tagarela, e principalmente quando tem pouco que fazer; começou portanto a puxar conversa com o freguês. Foi a sua salvação e fortuna.
O navio a que o marujo pertencia viajava para a Costa e ocupava-se no comércio de negros; era um dos combóis que traziam fornecimento para o Valongo, e estava pronto a largar.
—Ó mestre! disse o marujo no meio da conversa, você também não é sangrador?
—Sim, eu também sangro...
—Pois olhe, você estava bem bom, se quisesse ir conosco... para curar a gente a bordo1; morre-se ali que é uma praga.
—Homem2, eu da cirurgia não entendo muito3...
—Pois já não disse que sabe também sangrar?
—Sim...
—Então já sabe até demais.
No dia seguinte saiu o nosso homem4 pela barra fora: a fortuna5 tinha-lhe dado o meio, cumpria sabê-lo aproveitar; de oficial de barbeiro dava um salto mortal a médico de navio negreiro; restava unicamente saber fazer render a nova posição. Isso ficou por sua conta.
Por um feliz acaso logo nos primeiros dias de viagem adoeceram dois marinheiros; chamou-se o médico; ele fez tudo o que sabia... sangrou os doentes, e em pouco tempo estavam bons, perfeitos. Com isto ganhou imensa reputação, e começou a ser estimado.
Chegaram com feliz viagem ao seu destino; tomaram o seu carregamento de gente, e voltaram para o Rio. Graças à lanceta do nosso homem6, nem um só negro morreu, o que muito contribuiu para aumentar-lhe a sólida reputação de entendedor do riscado.
(Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.)
A linguagem de cunho popular que está presente tanto na fala das personagens quanto no discurso do narrador do romance de Manuel Antônio de Almeida, está mais bem exemplificada em:
a) “quando tem pouco que fazer”; “cumpria sabê-lo aproveitar”.
b) “Foi a sua salvação”; “a que o marujo pertencia”.
c) “saber fazer render a nova posição”; “Chegaram com feliz viagem ao seu destino”.
d) “puxar conversa”; “entendedor do riscado”.
e) “adoeceram dois marinheiros”; “sólida reputação”.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2007 – Questão 9
Dos recursos linguísticos presentes nos quadrinhos, o que contribui de modo mais decisivo para o efeito de humor é a: a) A pergunta subentendida no primeiro quadrinho. b) A primeira fala do primeiro quadrinho. c) A falta de sentido do diálogo entre o candidato e o cabo eleitoral. d) A utilização de Fulano, Beltrano e Sicrano como nomes próprios. e) A ambiguidade no uso da expressão “pelas costas”.
UNESP 2016 – Questão 1
De acordo com o cronista, a ideia que se tinha há alguns anos, de redução de consumo de papel em razão do emprego generalizado de computadores, revelou-se: a) plausível b) improcedente c) comprovável d) imponderável e) procedente
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 120
E se a água potável acabar? O que aconteceria se a água potável do mundo acabasse? ...
Base dudow 2000 – Questão 68
Na frase “Especialistas dizem que os estudos para a obra privilegiaram a questão da quantidade de água a ser desviada do rio, mas o governo teria negligenciado a avaliação do impacto socioeconômico da transposição sobre a região”. A conjunção mas poderá ser substituída por : a) já b) visto que c) pois d) à medida que e) porém
FUVEST 2009 – Questão 5
No início do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das Brigadas Mata- Mosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varíola e a remodelação da...