FUVEST 2011 – Questão 72

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Prosadores
Todo o barbeiro é tagarela, e principalmente quando tem pouco que fazer; começou portanto a puxar conversa com o freguês. Foi a sua salvação e fortuna.
O navio a que o marujo pertencia viajava para a Costa e ocupava-se no comércio de negros; era um dos combóis que traziam fornecimento para o Valongo, e estava pronto a largar.
—Ó mestre! disse o marujo no meio da conversa, você também não é sangrador?
—Sim, eu também sangro...
—Pois olhe, você estava bem bom, se quisesse ir conosco... para curar a gente a bordo1; morre-se ali que é uma praga.
—Homem2, eu da cirurgia não entendo muito3...
—Pois já não disse que sabe também sangrar?
—Sim...
—Então já sabe até demais.
No dia seguinte saiu o nosso homem4 pela barra fora: a fortuna5 tinha-lhe dado o meio, cumpria sabê-lo aproveitar; de oficial de barbeiro dava um salto mortal a médico de navio negreiro; restava unicamente saber fazer render a nova posição. Isso ficou por sua conta.
Por um feliz acaso logo nos primeiros dias de viagem adoeceram dois marinheiros; chamou-se o médico; ele fez tudo o que sabia... sangrou os doentes, e em pouco tempo estavam bons, perfeitos. Com isto ganhou imensa reputação, e começou a ser estimado.
Chegaram com feliz viagem ao seu destino; tomaram o seu carregamento de gente, e voltaram para o Rio. Graças à lanceta do nosso homem6, nem um só negro morreu, o que muito contribuiu para aumentar-lhe a sólida reputação de entendedor do riscado.
(Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.)
Neste trecho, em que narra uma cena relacionada ao tráfico de escravos, o narrador não emite julgamento direto sobre essa prática. Ao adotar tal procedimento, o narrador 
a) revela-se cúmplice do mercado negreiro, pois fica subentendido que o considera justo e irrepreensível.
b) antecipa os métodos do Realismo Naturalismo, o qual, em nome da objetividade, também abolirá os julgamentos de ordem social, política e moral.
c) prefigura a poesia abolicionista de Castro Alves, que irá empregá-lo para melhor expor à execração pública o horror da escravidão.
d) contribui para que se constitua a atmosfera de ausência de culpa que caracteriza a obra.
e) mostra-se consciente de que a responsabilidade pelo comércio de escravos cabia, principalmente, aos próprios africanos, e não ao tráfico negreiro.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2012 – Questão 26
Água e etanol misturam-se completamente, em quaisquer proporções. Observa-se que o volume final da mistura é menor do que a soma dos volumes de etanol e de água empregados para prepará-la. O gráfico a seguir mostra como a densidade varia em...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 29
Relacione o trecho extraído de "Poética", de Manuel Bandeira, com as afirmações a seguir. ...
FUVEST 2011 – Questão 88
Segundo o texto, para conter a venda de medicamentos falsificados, a Organização Mundial da Saúde: ...
Base dudow 2000 – Questão 49
Considere a afirmativa: “Poeta e prosador, mentor de um importante período da literatura brasileira, intervindo com inquietude e gerando polêmica. Autor de Pauliceia Desvairada.” a) Oswald de Andrade – Modernismo b) Mário de Andrade – Modernismo c) Manuel Bandeira – Modernismo d) Victor Brecheret – Modernismo e) Ferreira Gullar - Concretismo
FUVEST 2005 – Questão 51
Analise as informações geológico-estruturais do quadro. Fonte: Adapt. SCHOBBENHAUS, 1984. O item III corresponde à gênese a) do Escudo Brasileiro. b) da Depressão Periférica. c) dos Dobramentos Terciários. d) da Bacia do Paraná. e) da Planície Amazônica.