FUVEST 2011 – Questão 61

Ciências Humanas / Geografia / A Industrialização Brasileira / Concentração e Desconcentração Industrial
O rico patrimônio histórico-arquitetônico da cidade de São Luiz do Paraitinga, parcialmente destruído pelas chuvas no início de 2010, associa-se a um fausto vivido pelo Vale do Paraíba, no passado, entre final do século XIX e início do século XX, proporcionado pela cultura do café.
 
Considere as seguintes afirmações sobre o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
I.  A pecuária leiteira, que se desenvolveu no Vale, a partir da crise do café, é, ainda hoje, uma atividade econômica praticada na região.
II. Essa região abriga as maiores hidrelétricas do Estado, responsáveis pelo fornecimento de energia para a Região Metropolitana de São Paulo.
III. O relevo de Mares de Morros marca a paisagem dessa região, estendendo-se, também, para outros estados brasileiros.
IV. A industrialização dessa região foi favorecida por sua localização, entre as duas maiores cidades brasileiras, bem como por sua acessibilidade rodoviária.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 11
O G8 é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo e mais um outro país importante politicamente. ...
PASUSP 2008 – Questão 22
Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA: ...
FUVEST 2005 – Questão 75
Com a finalidade de niquelar uma peça de latão, foi montado um circuito, utilizando-se fonte de corrente contínua, como representado na figura. ...
FUVEST 2007 – Questão 89
O gráfico abaixo mostra a variação na pressão sangüínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano. Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, II e III do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo?
FUVEST 2005 – Questão 59
Imagine que, no final deste século XXI, os habitantes da Lua vivam em um grande complexo pressurizado, em condições equivalentes às da Terra, tendo como única diferença a aceleração da gravidade, que é menor na Lua. Considere as situações...