FUVEST 2011 – Questão 57

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
— Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!
— Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.
E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.
— Aguenta! Aguenta!
Aluísio Azevedo, O cortiço, 1890, parte X.
 
O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Aluísio Azevedo
a) representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público.
b) defende a monarquia recém-derrubada e demonstra a dificuldade da República brasileira de manter a tranquilidade e a harmonia social após as lutas pela consolidação do novo regime.
c) denuncia a falta de policiamento na então capital brasileira e atribui os problemas sociais existentes ao desprezo da elite paulista cafeicultora em relação ao Rio de Janeiro.
d) valoriza as lutas sociais que se travavam nos morros e na periferia da então capital federal e as considera um exemplo para os demais setores explorados da população brasileira.
e) apresenta a imigração como a principal origem dos males sociais por que o país passava, pois os novos empregados assalariados tiraram o trabalho dos escravos e os marginalizaram. 
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 96
Esaú e Jacó ...
FUVEST 2021 – Questão 58
Conforme o texto, um critério tradicionalmente utilizado por astrônomos para avaliar estrelas envolve a) verificar se sua composição se assemelha à do Sol. b) selecionar galáxias compostas por estrelas padrão. c) calcular níveis de radiação estelar e de energia gravitacional. d) medir a densidade e grau de opacidade de nêutrons. e) testar a circulação atmosférica em torno dos astros.
Base dudow 2000 – Questão 47
Sua obra é constituída de Três Crônicas: Crônicas de El-Rei D. Pedro, Crônicas de El Rei D. Fernando e Crônicas de El Rei D. João. Foi o mais importante cronista de Portugal. Foi Chamado de “Heródoto Português”, pelo pioneirismo e pela qualidade de seu trabalho. Trata-se de: a) D. João b) D.Diniz c) Gil Vicente d) Fernão Lopez e) Garcia de Rezende
UFABC 2009 – Questão 27
Assinale a alternativa correta. ...
Base dudow 2000 – Questão 22
I. "Ah! enquanto os destinos impiedosos ...