UERJ 2009 – Questão 4

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Juventude e participação
Inicialmente, gostaria de destacar que toda avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste caso, essa comparação poderia ser feita em duas direções. Uma delas em relação a outras faixas etárias e a outra em relação à juventude de épocas passadas. Em relação à primeira dimensão, me parece que o comportamento político da juventude não seja diferente do de outras faixas etárias. Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política das outras faixas. Existem parcelas da população passivas (e entre elas há jovens e também adultos), assim como existem parcelas da população com alta taxa de participação política, e entre elas podemos igualmente identificar jovens e adultos.
Logo, uma comparação entre faixas etárias não nos leva a concluir que seja baixa a participação política da juventude. Agora, em relação à outra dimensão, a comparação entre juventudes de épocas diferentes, podemos constatar diferenças que aparentemente levem algumas pessoas a afirmações do tipo “a juventude atual não está com nada”, “antigamente os jovens tinham maior consciência e atuação política”. E aqui, novamente, devemos analisar a questão por partes. Jovens alienados e passivos sempre existiram ao lado de jovens conscientizados e ativos politicamente.
Deve-se reconhecer que 1a proporção entre essas duas categorias muda com o tempo, tem épocas em que a proporção de jovens ativos se amplia e em outras épocas diminui. Mas esse aumento ou diminuição é uma expressão da sociedade como um todo e não de uma determinada faixa etária. Se numa época a parcela de jovens cresce e se torna mais intensa, 2é porque esse mesmo fenômeno se manifesta na sociedade como um todo. O comportamento juvenil expressa as tendências gerais da sociedade como um todo.
A grande diferença está nos meios de que dispõem os jovens para desenvolver sua consciência crítica 3ou para manifestar sua postura política. Aí, sim, registramos mudanças radicais em relação a outras épocas.
Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de  comunicação que permitem ampliar a velocidade e a abrangência da transmissão de ideias, o que oferece facilidades nunca antes disponíveis para a expressão política da juventude.
A minha resposta pode parecer otimista 4e tenho plena consciência de que ela é. Os jovens da atualidade não são diferentes dos jovens de outras épocas, aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do passado, a diferença não está no grau e sim na forma. Não muda o caminho, muda a forma de caminhar.
LUÍS DE LA MORA. Adaptado de www.cipo.org.br
Os textos que defendem uma opinião possuem diversos mecanismos para garantir sua eficácia ou poder de convencimento. Pode-se dizer que a estrutura geral do texto contribui para sua eficácia argumentativa porque:
a) detalha e comenta certos aspectos encontrados em outros textos
b) analisa e critica a opinião apresentada ao final pelo próprio autor
c) descreve e exemplifica um fenômeno definido como objeto de análise
d) pressupõe e desconstrói algumas opiniões cristalizadas na sociedade

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 46
A respeito da época em que surgiu o Arcadismo assinale a alternativa incorreta: a) o século XVIII ficou conhecido como "século das luzes"; b) os "enciclopedistas" construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa; c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica; d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio; e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.
UERJ 2008 – Questão 25
As concentrações de alguns gases vêm crescendo na atmosfera em função da atividade humana e poderão acarretar conseqüências ecológicas graves. Cada um dos gráficos abaixo mostra, em diferentes escalas, a variação temporal das...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 9
Dois parlamentos ...
Base dudow 2000 – Questão 66
A respeito de Bocage, assinale a informação incorreta. ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 17
Para o narrador, os olhos de Capitu eram olhos de ressaca, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Entende-se, então, que ele ...