FUVEST 2010 – Questão 52

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Neodarwinismo
O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin.

Diante disso, considere as seguintes afirmativas:
I. A seleção natural leva ao aumento da freqüência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.
II. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.
III. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, apenas.
e) III, apenas.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2008 – Questão 28
As surfactinas são compostos com atividade antiviral. A estrutura de uma surfactina é Os seguintes compostos participam da formação dessa substância: Na estrutura dessa surfactina, reconhecem-se ligações peptídicas. Na construção dessa estrutura, o ácido aspártico, a leucina e a valina teriam participado na proporção,em mols, respectivamente, de a) 1 : 2 : 3 b) 3 : 2 : 1 c) 2 : 2 : 2 d) 1 : 4 : 1 e) 1 : 1 : 4
Base dudow 2000 – Questão 6
(UPF-RS) ...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 2
Nas Artes, os artistas classificam suas obras segundo diversos padrões inerentes a cada área, por exemplo, a Pintura e a Escultura. Na Biologia, o processo é similar, pois há também um sistema de classificação dos organismos. A parte da...
Base dudow 2000 – Questão 22
Os equinodermos, animais chamados assim pelos espinhos encontrados em seu corpo, à primeira vista, estão mais relacionados com os invertebrados inferiores, por causa de suas características. No entanto estão ainda mais relacionados aos cordados por que: a) são deuterostômios. b) são diblásticos celomados. c) a epiderme é monoestratificada. d) o sistema digestório é completo e) possuem sistema ambulacral.
FUVEST 2011 – Questão 14
Um gavião avista, abaixo dele, um melro e, para apanhá-lo, passa a voar verticalmente, conseguindo agarrá-lo. Imediatamente antes do instante em que o gavião, de massa MG=300g, agarra o melro, de massa MM=100g, as velocidades do gavião e do...