FUVEST 2009 – Questão 88

Ciências da Natureza / Física / Força Elétrica / Lei de Coulomb
Uma barra isolante possui quatro encaixes, nos quais são colocadas cargas elétricas de mesmo  módulo, sendo as positivas nos encaixes claros e as negativas nos encaixes escuros. A certa  distância da barra, a direção do campo elétrico está indicada na figura.
 
 
Uma armação foi construída com quatro dessas barras, formando  um quadrado, como representado a seguir.
 
 
Se uma carga positiva for colocada no centro P da armação, a força elétrica que agirá sobre a carga terá sua direção e sentido indicados por
Desconsidere eventuais efeitos de cargas induzidas.
 
a) Força nula                   
                    
b)                                   
                    
c)
   
d)
   
e)
   

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2020 – Questão 24
Bill Waterson, Calvin and Hobbes. Disponível emhttps://www.gocomics.com/. As possíveis soluções, em polegadas (inches, em inglês),para o problema matemático proposto no quadrinho, no caso em que os pontos A, B e C estão em uma mesma reta, são a) b) c) d) e) .
Base dudow 2000 – Questão 20
Atualmente é grande o interesse na redução dos impactos ambiental provocados pela agricultura através de pesquisa, métodos e equipamentos. Entretanto, a aplicação de agrotóxicos praticada continua extremamente desperdiçadora de energia e de...
Base dudow 2000 – Questão 1
Uma sala é iluminada por uma única fonte de luz. A sombra de um objeto projetada na parede apresenta uma região de penumbra. Essa observação permite concluir que a fonte de luz: a) não é pontual. b) tem dimensões maiores que o objeto. c) tem dimensões menores que o objeto. d) não é elétrica. e) não é monocromática.
FUVEST 2010 – Questão 33
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem ...
FUVEST 2016 – Questão 24
Uma bola de massa m é solta do alto de um edifício. Quando está passando pela posição y = h, o módulo de sua velocidade é v. Sabendo-se que o solo, origem para a escala de energia potencial, tem coordenada y = h0, tal que h > h0 > 0, a energia mecânica da bola em y = (h – h0)/2 é igual a a) 12mgh-h0 + 14mv2. b) 12mgh-h0+12mv2. c) 12mgh-h0 + 2mv2. d) mgh + 12mv2. e) mgh-h0 + 12mv2.