FUVEST 2008 – Questão 63

Ciências Humanas / Geografia / Distribuição Espacial da População Brasileira / Migrações Internas
Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à

a) “migração de retorno” de estrangeiros radicados no Estado os quais, por motivos de ordem econômica, estão voltando a seus países de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo.
b) emigração de paulistas para os Estados Unidos, atraídos por melhores condições de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores às suas famílias que aqui permanecem.
c) “migração de retorno” de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condições de vida, e por não as encontrarem, retornam a seus estados de origem.
d) migração de paulistas para outros estados do país, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnação do setor terciário paulista.
e) emigração de um grande número de paulistas descendentes de japoneses, para o Japão (decasséguis), devido às excelentes condições de vida a eles oferecidas naquele país.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 3
Uma embarcação situada no oceano Atlântico está a 30° Oeste em relação ao meridiano de Greenwich. Para chegar ao porto do Rio de Janeiro, ela levará 8 horas. Considerando que eram 14h em Greenwich quando a embarcação estava naquele meridiano e que, pode-se dizer que a embarcação chegará ao Rio de Janeiro, pelo horário local, às:a) 8h. b) 14h.c) 19h.d) 20h.e) 22h.
FUVEST 2005 – Questão 53
Observe o mapa. ...
FUVEST 2015 – Questão 20
O Brasil possui cerca de 7.500 km de litoral, ao longo dos quais encontramos distintas paisagens naturais, pouco ou muito transformadas pelo homem. ...
Base dudow 2000 – Questão 41
A figura adiante apresenta uma tendência à expansão do sistema de transportes: a) intermodal.b) rodoviário.c) ferroviário.d) hidroviário.e) infoviário.
FUVEST 2016 – Questão 61
Tendo em vista que o poema de Drummond contém referências a aspectos geográficos e históricos determinados, considere as seguintes afirmações: ...