FUVEST 2008 – Questão 42

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Música
Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais freqüentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante freqüente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos. 
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo. 
(Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.)
Considere as seguintes afirmações:
I. Ouvir música com o corpo é senti-la em estado bruto.
II. Ao ouvir-se música emotivamente, sai-se do estado bruto.
 
Essas afirmações articulam-se de maneira clara e coerente no período:
a) Com o corpo, ouve-se música sentindo-a em estado bruto, ocorrendo o mesmo se ouvi-la emotivamente.
b) Sai do estado bruto quem ouve música com o corpo, no caso de quem a sente de modo emotivo.
c) Para sentir a música emotivamente, quem sai do estado bruto é quem a ouve com o corpo.
d) Sai para o estado emotivo de ouvir música aquele que a ouvia no estado bruto do corpo.
e) Quem ouve música de modo emotivo deixa de senti-la no estado bruto, próprio de quem a ouve com o corpo.
Esta questão recebeu 23 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 49
A figura abaixo representa, em corte longitudinal, o coração de um sapo. ...
FUVEST 2021 – Questão 58
Conforme o texto, um critério tradicionalmente utilizado por astrônomos para avaliar estrelas envolve a) verificar se sua composição se assemelha à do Sol. b) selecionar galáxias compostas por estrelas padrão. c) calcular níveis de radiação estelar e de energia gravitacional. d) medir a densidade e grau de opacidade de nêutrons. e) testar a circulação atmosférica em torno dos astros.
FUVEST 2015 – Questão 87
Existem vírus que: a) se reproduzem independentemente de células. b) têm genoma constituído de DNA e RNA. c) sintetizam DNA a partir de RNA. d) realizam respiração aeróbica no interior da cápsula proteica. e) possuem citoplasma, que não contém organelas.
FUVEST 2007 – Questão 61
O uso reiterado das reticências na letra da canção denota o propósito de marcar, na escrita, a) as interrupções que ocorreram na breve e apressada conversa. b) a ausência de interesse das personagens em dialogar. c) a supressão de falas que poderiam parecer agressivas. d) a enumeração de acontecimentos que deram origem ao encontro. e) as omissões de fatos relevantes que as personagens decidem ocultar.
FUVEST 2008 – Questão 84
Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador: a) amarelão, doença de Chagas, esquistossomose e teníase. b) dengue, esquistossomose, febre amarela e malária. c) amarelão, doença de Chagas, filariose e malária. d) dengue, febre amarela, filariose e malária. e) dengue, febre amarela, filariose e teníase.