FUVEST 2008 – Questão 42

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Música
Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais freqüentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante freqüente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos. 
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo. 
(Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.)
Considere as seguintes afirmações:
I. Ouvir música com o corpo é senti-la em estado bruto.
II. Ao ouvir-se música emotivamente, sai-se do estado bruto.
 
Essas afirmações articulam-se de maneira clara e coerente no período:
a) Com o corpo, ouve-se música sentindo-a em estado bruto, ocorrendo o mesmo se ouvi-la emotivamente.
b) Sai do estado bruto quem ouve música com o corpo, no caso de quem a sente de modo emotivo.
c) Para sentir a música emotivamente, quem sai do estado bruto é quem a ouve com o corpo.
d) Sai para o estado emotivo de ouvir música aquele que a ouvia no estado bruto do corpo.
e) Quem ouve música de modo emotivo deixa de senti-la no estado bruto, próprio de quem a ouve com o corpo.
Esta questão recebeu 23 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 56
Considere o mapa e selecione a alternativa que apresenta corretamente as características das áreas mais suscetíveis a esse processo erosivo.
FUVEST 2008 – Questão 44
No texto, as palavras “sinusitezinha” e “trabalhandinho” exprimem, respectivamente, a) delicadeza e raiva. b) modéstia e desgosto. c) carinho e desdém. d) irritação e atenuação. e) euforia e ternura.
FUVEST 2008 – Questão 80
“Há 80 anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, isso incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há 40 anos a Rússia soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de...
FUVEST 2005 – Questão 34
Na representação que a sociedade feudal, da Europa Ocidental, deixou de si mesma (em textos e em outros documentos não escritos), ...
FUVEST 2012 – Questão 57
De acordo com o texto, o especialista Gary Bradski afirma que a) a sua empresa projetou um robô com capacidade de percepção. b) os robôs já estão bem mais desenvolvidos, atualmente. c) a construção de robôs que reproduzam capacidades biológicas é difícil. d) as pessoas podem ser beneficiadas por robôs com capacidade de planejamento. e) a habilidade das pessoas em operar robôs sofisticados é surpreendente.