FUVEST 2008 – Questão 32

Matemática / Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo / Seno, Cosseno e Tangente de um Ângulo Agudo
Para se calcular a altura de uma torre, utilizou-se o seguinte procedimento ilustrado na figura: um aparelho (de altura desprezível) foi colocado no solo, a uma certa distância da torre, e emitiu um raio em direção ao ponto mais alto da torre. O ângulo determinado entre o raio e o solo foi de α=π3 radianos. A seguir, o aparelho foi deslocado 4 metros em direção à torre e o ângulo então obtido foi de β radianos, com tg β = 33. É correto afirmar que a altura da torre, em metros, é:
a) 43.
b) 53.
c) 63.
d) 73.
e) 83.
Esta questão recebeu 51 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2014 – Questão 43
Considere o triângulo ABC no plano cartesiano com vértices A = (0,0), B = (3,4) e C = (8,0). O retângulo MNPQ tem os vértices M e N sobre o eixo das abscissas, o vértice Q sobre o lado e o vértice P sobre o lado . Dentre todos os retângulos construídos desse modo, o que tem área máxima é aquele em que o ponto P é a) b) c) d) e)
FUVEST 2013 – Questão 72
No trecho “chamadas ciências sociais”, o emprego do termo “chamadas” indica que o autor a) vê, nas “ciências sociais”, uma panaceia, não uma análise crítica da sociedade. b) considera utópicos os objetivos dessas ciências. c) prefere a denominação “teoria social” à denominação “ciências sociais”. d) discorda dos pressupostos teóricos dessas ciências. e) utiliza com reserva a denominação “ciências sociais”.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 140
O tampo de vidro de uma mesa quebrou-se e deverá ser substituído por outro que tenha a forma de círculo. ...
FUVEST 2019 – Questão 87
É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 154
O acesso entre os dois andares de uma casa é feito através de uma escada circular (escada caracol), representada na figura. Os cinco pontos A, B, C, D, E sobre o corrimão estão igualmente espaçados, e os pontos P, A e E estão em uma mesma reta....