FUVEST 2007 – Questão 71

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo
   Já a tarde caía quando recolhemos muito lentamente. E toda essa adorável paz do céu, realmente celestial, e dos campos, onde cada folhinha conservava uma quietação contemplativa, na luz docemente desmaiada, pousando sobre as coisas com um liso e leve afago, penetrava tão profundamente Jacinto, que eu o senti, no silêncio em que caíramos, suspirar de puro alívio.
   Depois, muito gravemente:
   — Tu dizes que na Natureza não há pensamento...
   — Outra vez! Olha que maçada! Eu...
  — Mas é por estar nela suprimido o pensamento que lhe está poupado o sofrimento! Nós, desgraçados, não podemos suprimir o pensamento, mas certamente o podemos disciplinar e impedir que ele se estonteie e se esfalfe, como na fornalha das cidades, ideando gozos que nunca se realizam, aspirando a certezas que nunca se atingem!... E é o que aconselham estas colinas e estas árvores à nossa alma, que vela e se agita que viva na paz de um sonho vago e nada apeteça, nada tema, contra nada se insurja, e deixe o mundo rolar, não esperando dele senão um rumor de harmonia, que a embale e lhe favoreça o dormir dentro da mão de Deus. Hem, não te parece, Zé Fernandes?
  — Talvez. Mas é necessário então viver num mosteiro, com o temperamento de S. Bruno, ou ter cento e quarenta contos de renda e o desplante de certos Jacintos... 
Eça de Queirós, A cidade e as serras. 
Entre os seguintes fragmentos do excerto, aquele que, tomado isoladamente, mais se coaduna com as idéias expressas na poesia de Alberto Caeiro é o que está em:
a) “toda essa adorável paz do céu, realmente celestial”.
b) “cada folhinha conservava uma quietação contemplativa”.
c) “na Natureza não há pensamento”.
d) “dormir dentro da mão de Deus”.
e) “é necessário então viver num mosteiro”.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST (2ºdia) 2002 – Questão 33
Um pesquisador que deseje estudar a divisão meiótica em samambaia deve utilizar em suas preparações microscópicas células de a) embrião recém-formado. b) rizoma da samambaia. c) soros da samambaia. d) rizóides do prótalo. e) estruturas reprodutivas do prótalo
FUVEST 2007 – Questão 77
According to the text, the Chilean president a) will fight for significant changes in women’s political participation in the country. b) has demonstrated political strength in Chile’s Congress since her election. c) is seen with caution with respect to improvement in women’s position in the country. d) hopes Chilean women will reach the same level as women in the other South American countries. e) is worried about the percentage of women’s political participation in Chile.
FUVEST 2010 – Questão 35
A única frase que segue as normas da língua escrita padrão é: ...
Base dudow 2000 – Questão 71
A imagem poética central do texto em questão recorre a elemento da natureza para caracterizar o olhar da protagonista da narrativa. Dessa forma, evidencia-se a capacidade de……… da personagem, apresentada ao leitor a partir de uma abordagem ………, típica da escola ……… . a) sedução; interiorizada; realista. b) reflexão; enigmática; realista. c) sedução; estereotipada; naturalista. d) observação; idealizada; romântica. e) argumentação; psicológica; naturalista.
FUVEST 2018 – Questão 31
Maria quer comprar uma TV que está sendo vendida por R$ 1.500,00 à vista ou em 3 parcelas mensais sem juros de R$ 500,00. O dinheiro que Maria reservou para essa compra não é suficiente para pagar à vista, mas descobriu que o banco oferece uma...