FUVEST 2007 – Questão 65

Linguagens / Português / Língua e Funções / Língua
  Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último “Quarto de Badulaques”. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” do verbo “varrer”. De fato, tratava-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação.
Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário (...). O certo é “varrição”, e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim, porque nunca os ouvi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário (...). Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção”, quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado.
Rubem Alves
http://rubemalves.uol.com.br/quartodebadulaques
 
Ao manifestar-se quanto ao que seja “correto” ou “incorreto” no uso da língua portuguesa, o autor revela sua preocupação em
a) atender ao padrão culto, em “fi-lo”, e ao registro informal, em “varrição”.
b) corrigir formas condenáveis, como no caso de “barreção”, em vez de “varreção”.
c) valer-se o tempo todo de um registro informal, de que é exemplo a expressão “missivas eruditas”.
d) ponderar sobre a validade de diferentes usos da língua, em diferentes contextos.
e) negar que costume cometer deslizes quanto à grafia dos vocábulos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 101
Disponível em: www.behance.net. ...
FUVEST (1ºDia) 1998 – Questão 36
Sobre a dívida pública externa do Brasil independente,é certo afirmar que começou a ser contraída ...
FUVEST 2011 – Questão 69
Doenças tropicais surgem graças a um conjunto de fatores biológicos, ecológicos e evolutivos que condicionam a sua ocorrência exclusivamente nas proximidades do Equador, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Porém, a perpetuação das...
Base dudow 2000 – Questão 18
What kind of subject does the cartoon above is referred to? a) education b) politics c) economy d) health e) religion
UNESP 2013 – Questão 21
O anúncio 1 refere-se a) a uma campanha para economia do consumo de água. b) à divulgação de uma nova tinta para bancos de jardim. c) a uma campanha para embelezar a cidade de Denver. d) à divulgação de reformas nos jardins públicos em Denver. e) a uma campanha contra a destruição de patrimônio público.