FUVEST 2007 – Questão 46

Ciências Humanas / História / A Europa Medieval / Renascimento Comercial e Urbano
 “Os cristãos fazem os muçulmanos pagar uma taxa que é aplicada sem abusos. Os comerciantes cristãos, por sua vez, pagam direitos sobre suas mercadorias quando atravessam o território dos muçulmanos. O entendimento entre eles é perfeito e a equidade é respeitada.”
Ibn Jobair, em visita a Damasco, Síria, 1184. In: Amin Maalouf, 1988.
 
Com base no texto, pode-se afirmar que, na Idade Média, 
a) as relações comerciais entre as civilizações do Ocidente e do Oriente eram realizadas pelos judeus e bizantinos.
b) o conflito entre xiitas e sunitas pôs a perder o florescente comércio que se havia estabelecido gradativamente entre cristãos e muçulmanos.
c) o comércio, entre o Ocidente cristão e o Oriente islâmico, permaneceu imune a qualquer interferência de caráter político.
d) a Península Ibérica desempenhou o papel de centro econômico entre os mundos cristão e islâmico por ser a única área de contato entre ambos.
e) as cruzadas e a ocupação da Terra Santa pelos cristãos engendraram a intensificação das relações comerciais entre cristãos e muçulmanos.
Esta questão recebeu 9 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 4
No pensamento ético-político de Platão, a organização no Estado Ideal reflete a justiça concebida como a disposição das faculdades da alma que faz com que cada uma delas cumpra a função que lhe é própria. No Livro V de A República,...
Base dudow 2000 – Questão 23
A Ku Klux Klan representa, entre as organizações de segregação racial, uma das mais conhecidas. Surgida e proibida na segunda metade do século XIX, ainda hoje tem adeptos que a fazem ressurgir em atos isolados e, muitas vezes, apenas...
FUVEST 2023 – Questão 58
O gráfico mostra a quantidade de emissão de CO2 (em bilhões de toneladas) em função do ano. O total de emissão de CO2, em bilhões de toneladas, entre os anos de 1950 e 1990, está entre a) 1 e 5. b) 5 e 100. c) 100 e 300. d) 300 e 800. e) 800 e 1000.
FUVEST 2012 – Questão 68
Uma substância radioativa sofre desintegração ao longo do tempo, de acordo com a relação m(t)=c.a-kt, em que a é um número real positivo, t é dado em anos, m(t) é a massa da substância em gramas e, c e k são constantes positivas. Sabe-se que m0​ gramas dessa substância foram reduzidos a 20% em 10 anos. A que porcenta​gem de m0 ficará reduzida a massa da substância, em 20 anos? a) 10% b) 5% c) 4% d) 3% e) 2%
FUVEST 2009 – Questão 84
Um trocador de calor consiste em uma serpentina, pela qual circulam 18 litros de água por minuto. A água entra na serpentina à temperatura ambiente (20ºC) e sai mais quente. Com isso, resfria-se o líquido que passa por uma tubulação principal,...