FUVEST 2006 – Questão 43

Ciências Humanas / História / A Crise do Socialismo Autoritário e a Nova Ordem Mundial / O Fim da URSS
“... a morte da URSS foi a maior catástrofe geopolítica do século. No que se refere aos russos, ela se tornou uma verdadeira tragédia”
(Vladimir Putin, presidente da Rússia, abril de 2005)
 
“Para mim, o maior evento do século XX foi o colapso da URSS, que completou o processo de emancipação das nações”
(Adam Rotfeld, chanceler da Polônia, abril de 2005)
 
As duas declarações:
a) coincidem, a partir de pontos de vistas opostos, sobre a importância do desaparecimento da União Soviética.
b) revelam que a Polônia, ao contrário da Rússia e dos demais ex-países do Pacto de Varsóvia, beneficiou-se com o fim da União Soviética.
c) mostram ainda ser cedo para afirmar que o desaparecimento da União Soviética não foi historicamente importante.
d) consideram que o fim da União Soviética, embora tenha sido uma tragédia, beneficiou russos e poloneses.
e) indicam já ser possível afirmar, em caráter definitivo, que o fim da União Soviética foi o acontecimento mais importante da história.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 13
Dos verbos no infinitivo que ocorrem na resposta do sacristão e da sacristã, o único que deve ser entendido necessariamente, em dois sentidos diferentes é: a) Queimar b) Comer c) Andar d) Adoecer e) Sarar
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 27
Disponível em: www.telescopionaescola.pro.br. Acesso em: 3 abr. 2014 (adaptado).   A partir da análise da imagem, o aparecimento da Dorsal Mesoatlântica está associada ao( à ) a) separação da Pangeia a partir do período Permiano. b) deslocamento de fraturas no período Triássico. c) afastamento da Europa no período Jurássico. d) formação do Atlântico Sul no período Cretáceo. e) constituição de orogêneses no período Quaternário.
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 21
A interpretação da imagem demonstra que a distribuição de países onde se dirige do lado direito coincide, em grande parte, com a zona de influência ou dominação exercida pela a) Índia. b) Austrália. c) Inglaterra. d) Indonésia. e) África do Sul.
FUVEST 2018 – Questão 12
Uma das substâncias utilizadas em desinfetantes comerciais é o perácido de fórmula CH3CO3H. A formulação de um dado desinfetante encontrado no comércio consiste em uma solução aquosa na qual existem espécies químicas em equilíbrio, como...
UNESP 2009 – Questão 27
Em 2006, o consumo de combustíveis no Brasil foi aproximadamente quatro vezes maior de gasolina(24.007.633 m³) do que de álcool (6.186.553 m³). Estudo da Fundação Getúlio Vargas revela que, antes de 2010, o consumo mensal de álcool nos...