FUVEST 2005 – Questão 39

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / O Domínio Espanhol
Sobre a chegada dos espanhóis à América e a subseqüente colonização, pode-se afirmar que

a) as populações indígenas foram escravizadas, suas riquezas confiscadas e a evangelização do Novo Mundo atribuída, pela Coroa, exclusivamente aos jesuítas.
b) os indígenas, depois da execução dos seus imperadores, foram confinados dentro de missões religiosas e os espanhóis organizaram expedições para a captura dos fugitivos.
c) os espanhóis fizeram incursões bem sucedidas pelo interior do continente, dominaram culturas indígenas complexas e encontraram metais preciosos em abundância.
d) a agricultura de exportação foi a principal base do comércio colonial, sustentado por um sistema cooperativo de produção e pelo trabalho indígena compulsório.
e) o trabalho indígena eliminou a necessidade de escravos africanos, o lucro do comércio metropolitano permitiu afrouxar as regras do mercantilismo e estimular o sistema de frotas e galeões.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Quí, Mat e His 2006 – Questão 22
Considere os acontecimentos da história romana. I. Construção da Muralha de Adriano. II. Início da República Romana. III. Revolta dos escravos liderada por Espártaco. IV. A cidadania romana é concedida a todos os habitantes do Império. V. Primeira Guerra Púnica. Esses acontecimentos, colocados na ordem cronológica correta, são: a) I, II, III, IV e V. b) III, IV, V, II e I. c) II, V, III, I e IV. d) V, IV, III, II e I. e) II, I, IV, V e III.
FUVEST 2016 – Questão 74
O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo...
FUVEST 2013 – Questão 2
A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em recipientes fechados, partindo-se de uma mistura equimolar de H2 e I2 (experimento "A")...
FUVEST 2009 – Questão 52
A planta do guaraná Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras setes espécies do gênero Paullinia têm 24 cromossomos. Indique a afirmativa correta: ...
FUVEST 2016 – Questão 40
Tatuzinhos-de-jardim, escorpiões, siris, centopeias e borboletas são todos artrópodes. Compartilham, portanto, as seguintes características: ...