FUVEST 2005 – Questão 11

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
“— Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando a missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou D. Plácida. É de crer que D. Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: — Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: — Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”. 
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Tal como narrados neste trecho, as circunstâncias que levam ao nascimento de Dona Plácida apresentam semelhança maior com as que conduzem ao nascimento da personagem:
a) Leonardo (filho), de Memórias de um Sargento de Milícias.
b) Juliana, de O Primo Basílio.
c) Macunaíma, de Macunaíma.
d) Augusto Matraga, de Sagarana.
e) Olímpico, de A Hora da Estrela.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 42
Qual das afirmações seguintes, sobre o regime republicano de governo, é verdadeira? ...
FUVEST 2006 – Questão 44
Em Brasília, em julho de 2005, numa das sessões da CPI dos Correios, o relator citou o início das Catilinárias, de Cícero (63 a.C.): “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda esse teu rancor nos enganará?...
Base dudow 2000 – Questão 51
O poema abaixo é um dos mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade. Este poeta faz parte da Geração de 30 do modernismo brasileiro. Aponte a alternativa que marca com maior precisão as principais características da poesia nesta fase. ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 129
Capítulo III ...
FUVEST 2016 – Questão 9
Use as propriedades do logaritmo para simplificar a expressãoS = 12 . log22016 + 15 . log32016 + 110 . log72016 O valor de S é a) 12. b) 13. c) 15. d) 17. e) 110.