FUVEST 2004 – Questão 13

Linguagens / Português
Texto para questão.
 
Olhar para o céu noturno é quase um privilégio em nossa atribulada e iluminada vida moderna. (...) Companhias de turismo deveriam criar “excursões noturnas”, em que grupos de pessoas são transportados até pontos estratégicos para serem instruídos por um astrônomo sobre as maravilhas do céu noturno. Seria o nascimento do “turismo astronômico”,que complementaria perfeitamente o novo turismo ecológico. E por que não?
Turismo astronômico ou não, talvez a primeira impressão ao observarmos o céu noturno seja uma enorme sensação de paz, de permanência, de profunda ausência de movimento,fora um eventual avião ou mesmo um satélite distante (uma estrela que se move!). Vemos incontáveis estrelas, emitindo sua radiação eletromagnética, perfeitamente indiferentes às atribulações humanas.
Essa visão pacata dos céus é completamente diferente da visão de um astrofísico moderno. As inocentes estrelas são verdadeiras fornalhas nucleares, produzindo uma quantidade enorme de energia a cada segundo. A morte de uma estrela modesta como o Sol, por exemplo, virá acompanhada de uma explosão que chegará até a nossa vizinhança, transformando tudo o que encontrar pela frente em poeira cósmica.
(O leitor não precisa se preocupar muito. O Sol ainda produzirá energia “docilmente” por mais uns 5 bilhões de anos.)
(Marcelo Gleiser, Retalhos cósmicos)
Transpondo-se corretamente para a voz ativa a oração “para serem instruídos por um astrônomo (...)”, obtém-se:
a) para que sejam instruídos por um astrônomo (...).
b) para um astrônomo os instruírem (...).
c) para que um astrônomo lhes instruíssem (...).
d) para um astrônomo instruí-los (...).
e) para que fossem instruídos por um astrônomo (...).

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 22
As interrogações iniciais do texto questionam a) a dissociação entre palavrão e cultura. b) se palavrão é realmente linguagem. c) o status de um palavrão. d) o impacto da utilização do palavrão. e) a necessidade de se empregar um palavrão.
Base dudow 2000 – Questão 59
"Os infantes não chegariam lá, ou, se chegassem, seria a duras penas ..." As formas verbais compostas correspondentes às formas simples destacadas são, respectivamente: a) tinha chegado - tivessem chegado b) não há - tinha chegado c) teriam chegado - têm chegado d) terão chegado - tivessem chegado e) teriam chegado - não há
FUVEST 2005 – Questão 55
Observe o mapa: Ferrovias no Brasil - 1999. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a expansão da malha ferroviária no Brasil nas Regiões I e II. a) b) c) d) e)
FUVEST 2014 – Questão 1
A sequência de fotografias abaixo mostra uma célula em interfase e outras em etapas da mitose, até a formação de novas células. Considerando que o conjunto haploide de cromossomos corresponde à quantidade N de DNA, a quantidade de DNA das células indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4 é, respectivamente. a) N, 2N, 2N e N. b) N, 2N, N e N/2. c) 2N, 4N, 2N e N. d) 2N, 4N, 4N e 2N. e) 2N, 4N, 2N e 2N.
Base dudow 2000 – Questão 55
Assinale a frase em que aparece o pretérito-mais-que-perfeito do verbo ser. a) Não seria o caso de você se acusar? b) Quando cheguei, ele já se fora, muito zangado. c) Se não fosse ele tudo estaria perdido. d) Bem depois se soube que não fora ele o culpado. e) Embora não tenha sido divulgado, soube-se do caso.