FGV 2019 – Questão 28

Linguagens / Português
Texto para a questão.
 
Fabiano esfregou as mãos satisfeito e empurrou os tições com a ponta da alpercata. As brasas estalaram, a cinza caiu, um círculo de luz espalhou-se em redor da trempe de pedras, clareando vagamente os pés do vaqueiro, os joelhos da mulher e os meninos deitados. De quando em quando estes1 se mexiam, porque o lume era fraco e apenas aquecia pedaços deles2. Outros pedaços esfriavam recebendo o ar que entrava pelas rachaduras das paredes e pelas gretas da janela. Por isso não podiam dormir. Quando iam pegando no sono, arrepiavam-se, tinham precisão de virar-se,chegavam-se à trempe e ouviam a conversa dos pais. Não era propriamente conversa, eram frases soltas, espaçadas, com repetições e incongruências. Às vezes uma interjeição gutural dava energia ao discurso ambíguo. Na verdade nenhum deles3 prestava atenção às palavras do outro: iam exibindo as imagens que4 lhes5 vinham ao espírito, e as imagens sucediam-se, deformavam-se, não havia meio de dominá-las6.
Graciliano Ramos, Vida secas
No excerto, o narrador apresenta uma cena que contém uma conversa entre Fabiano e sinha Vitória. Entre as frases transcritas abaixo, extraídas do mesmo capítulo em que se encontra a referida cena, a que contém uma informação de maior valor explicativo em relação às características dessa conversa é a que está em:
a) “No campo, seguindo uma rês, ele [Fabiano] se esgoelava demais. Natural. Mas ali, à beira do fogo,para que tanto grito?”
b) “O menino mais velho estava descontente. Não podendo perceber as feições do pai, cerrava os olhos para entendê-lo bem.”
c) “Como os recursos de expressão eram minguados,tentavam remediar a deficiência falando alto.”
d) “Fabiano contava façanhas. Começara moderadamente, mas excitara-se pouco a pouco e agora via os acontecimentos com exagero e otimismo”.
e) “Aquele homem era assim mesmo, tinha o coração perto da goela”.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2018 – Questão 5
Deseja-se construir um reservatório com formato de cilindro circular reto, de volume igual a 250 metros cúbicos, com altura igual ao diâmetro da base e fechado na parte superior e na parte inferior. Se o custo do metro quadrado do material utilizado for igual a k reais, o custo total do material empregado expresso em reais será de: a) 140 . k . b) 100 . k . c) 130 . k . d) 120 . k . e) 150 . k .
ENEM 2002 – Questão 53
Good-bye ...
Base dudow 2000 – Questão 25
Observe as palavras infringência e incompetência e assinale a alternativa incorreta. a) infringência quer dizer ato de infringir b) incompetência significa falta de competência c) infringência vem de infligir, que quer dizer transgredir d) somente a palavra incompetência possui prefixo in- e) há o acréscimo do sufixo –ência em ambas as palavras
UERJ 2016 – Questão 11
Na produção do humor, traço típico da crônica, o autor combina eufemismos com outros recursos ou figuras de linguagem. O exemplo em que o humor é produzido por meio da superposição entre um eufemismo e uma ...
FMABC 2018 – Questão 5
No parágrafo 2, o segmento qualificações comumente subsumidas sob o guarda-chuva “cultural” explica um tipo de relação que se estabelece entre palavras do texto. Observe-se o fenômeno de “qualificação subsumida sob um guarda-chuva”. Ele é reconhecível, na devida ordem, na relação entre a) guaraná zero e refrigerante. b) doce e chocolate diet. c) cereal e trigo. d) doença e gripe espanhola. e) arbusto e papoula.