FGV 2019 – Questão 123

Linguagens / Literatura / Pré-Modernismo
O sertanejo, assoberbado de reveses, dobra-se, afinal. Passa, certo dia, à sua porta, a primeira turma de “retirantes”. Vê-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante numa nuvem de poeira, na curva do caminho... No outro dia, outra. E outras. É o sertão que se esvazia.
Não resiste mais. Amatula-se num daqueles bandos, que lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas, e lá se vai ele no êxodo penosíssimo para a costa, para as serras distantes, para quaisquer lugares onde o não mate o elemento primordial da vida.
Atinge-os. Salva-se.
Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o saudade do sertão. Remigra. E torna feliz, revigorado, cantando; esquecido de infortúnios, buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável, os mesmos dias longos de transes e provações demoradas.
(Euclides da Cunha.Os Sertões)
As informações da narrativa permitem concluir que
a) o sertanejo vive as contradições que o sertão lhe impõe, entre o medo de ser vítima da desgraça natural e o infortúnio de estar triste e longe de sua casa, sofrendo com a saudade.
b) a presença cada vez mais frequente dos retirantes à porta do sertanejo faz com que ele se perturbe e opte por buscar um lugar de isolamento junto às serras distantes, de onde não sai mais.
c) o medo de que o elemento primordial da vida o mate longe de sua casa faz o sertanejo ignorar os bandos de retirantes que passam diuturnamente à porta de sua casa, esvaziando o sertão.
d) o sertanejo é impelido pelas condições do meio a abandonar sua morada, juntando-se a tantos outros retirantes; porém, indo a termo a calamidade, ele regressa com novo ânimo.
e) as levas de miseráveis que passam todos os dias pela porta da casa do sertanejo assombram-no, a ponto de entregar-se à catástrofe inexorável, regressando ao sertão sem esperanças.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2018 – Questão 55
Uma das características do crescimento do tecido urbano de São Paulo foi o espraiamento, o crescimento urbano desconcentrado, não denso e que deixa vazios urbanos dentro da mancha urbana. Como agravante ao rápido crescimento vivenciado nas...
FGV Administração 2011 – Questão 40
Which of the following is most supported by the findings ...
FGV Administração 2011 – Questão 55
O recente tsunami no Japão, que abalou a segurança da usina nuclear de Fukushima, voltou a acirrar os debates em torno dos riscos para a vida provocados por essa fonte de energia. Os dados indicam que há 443 reatores em operação em 30 países....
FGV 2016 – Questão 35
In paragraph 4, the phrase “deep fears at a tense time” most likely refers to the fact that ...
FGV 2015 – Questão 25
No excerto, diz o narrador que Aristarco “mineralizavase todo”, via-se mudado, de ser vivo, em elemento mineral. Processos de mineralização são também centrais na caracterização da principal personagem feminina do romance a) Senhora, de José de Alencar. b) Quincas Borba, de Machado de Assis. c) O Cortiço, de Aluísio Azevedo. d) Macunaíma, de Mário de Andrade. e) São Bernardo, de Graciliano Ramos.