FGV 2019 – Questão 123

Linguagens / Literatura / Pré-Modernismo
O sertanejo, assoberbado de reveses, dobra-se, afinal. Passa, certo dia, à sua porta, a primeira turma de “retirantes”. Vê-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante numa nuvem de poeira, na curva do caminho... No outro dia, outra. E outras. É o sertão que se esvazia.
Não resiste mais. Amatula-se num daqueles bandos, que lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas, e lá se vai ele no êxodo penosíssimo para a costa, para as serras distantes, para quaisquer lugares onde o não mate o elemento primordial da vida.
Atinge-os. Salva-se.
Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o saudade do sertão. Remigra. E torna feliz, revigorado, cantando; esquecido de infortúnios, buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável, os mesmos dias longos de transes e provações demoradas.
(Euclides da Cunha.Os Sertões)
As informações da narrativa permitem concluir que
a) o sertanejo vive as contradições que o sertão lhe impõe, entre o medo de ser vítima da desgraça natural e o infortúnio de estar triste e longe de sua casa, sofrendo com a saudade.
b) a presença cada vez mais frequente dos retirantes à porta do sertanejo faz com que ele se perturbe e opte por buscar um lugar de isolamento junto às serras distantes, de onde não sai mais.
c) o medo de que o elemento primordial da vida o mate longe de sua casa faz o sertanejo ignorar os bandos de retirantes que passam diuturnamente à porta de sua casa, esvaziando o sertão.
d) o sertanejo é impelido pelas condições do meio a abandonar sua morada, juntando-se a tantos outros retirantes; porém, indo a termo a calamidade, ele regressa com novo ânimo.
e) as levas de miseráveis que passam todos os dias pela porta da casa do sertanejo assombram-no, a ponto de entregar-se à catástrofe inexorável, regressando ao sertão sem esperanças.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2016 – Questão 30
Da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, o poema de Drummond conserva, sobretudo, a) a ausência de adjetivação. b) o antilusitanismo. c) o ufanismo nacionalista. d) a regularidade métrica. e) a idealização nostálgica.
FGV 2019 – Questão 48
Costuma-se dizer que a religião deve ser separada da política e que o mundo eclesiástico não se deve imiscuir nos assuntos de Estado. Proclama-se que as altas autoridades eclesiásticas muçulmanas não devem intervir nas decisões sociais e...
FGV 2022 – Questão 20
In the fragment “this unprecedented global public health emergency”, the underlined word can be replaced, with no change in meaning, by a) undesired. b) unparalleled. c) unanticipated. d) unmanageable. e) unequivocal.
FGV 2018 – Questão 5
Deseja-se construir um reservatório com formato de cilindro circular reto, de volume igual a 250 metros cúbicos, com altura igual ao diâmetro da base e fechado na parte superior e na parte inferior. Se o custo do metro quadrado do material utilizado for igual a k reais, o custo total do material empregado expresso em reais será de: a) 140 . k . b) 100 . k . c) 130 . k . d) 120 . k . e) 150 . k .
FGV Economia 2010 – Questão 83
According to the text, a) businesses have to prepare products for older consumers in future. b) people born after the second world war had many babies, who now are better educated than their parents. c) plastic surgery is the main thing older people wish to do when they retire. d) many senior citizens in rich countries want to get a better education after retirement. e) most companies are managing to create stylish items that appeal to both young and old consumers.