FGV 2017 – Questão 46

Ciências Humanas / História
Podendo-se encontrar na crise do mundo romano do século III o início da profunda perturbação de que sairá o Ocidente medieval, é legítimo considerar as invasões bárbaras do século V como o acontecimento que precipita as transformações, que lhes dá um aspecto catastrófico eque lhes modifica profundamente a aparência.
LE GOFF, J. A civilização do Ocidente Medieval.
Trad. Lisboa: Estampa, 1983, v. 1, p. 29.
 
A crise do mundo romano e a transição para a Idade Média
a) A foram decorrentes do fortalecimento do cristianismo que, a partir do século III, tornou-se a religião oficial do Império Romano.
b) levaram ao fortalecimento das instituições públicas
romanas e ao desenvolvimento das atividades mercantis no Mediterrâneo.
c) tiveram entre suas características a diminuição do ingresso de mão de obra escrava e o processo de ruralização social.
d) foram marcadas pelas catástrofes naturais e pelas epidemias de peste  e lepra que estimularam o deslocamento para as cidades.
e) foram particularmente catastróficas na parte Oriental do mundo Romano, pela proximidade geográfica com os povos germânicos.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2017 – Questão 17
A visão crítica, marcadamente cética, dos diferentes sistemas de governo, que se pode subentender na tirinha, só NÃO está presente na seguinte citação: ...
UFRGS - História 2011 – Questão 17
Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco, contra o governo republicano iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). ...
FUVEST 2015 – Questão 7
Considerando-se o intervalo entre o contexto em que transcorre o enredo da obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e a época de sua publicação, é correto afirmar que a esse período corresponde o processo de ...
FGV Economia 2009 – Questão 33
Assinale a alternativa correta sobre a linguagem do parágrafo. ...
UFRGS - História 2011 – Questão 8
Leia o texto abaixo. ...