FGV 2017 – Questão 24

Linguagens / Literatura / Romantismo
Texto para as questões.
 
Passaram-se assim algumas semanas: Leonardo, depois de acabadas todas as cerimônias, foi declarado agregado à casa de Tomás da Sé, e aí continuou convenientemente arranjado. Ninguém se admire da facilidade com que se faziam semelhantes coisas; no tempo em que se passavam os fatos que vamos narrando nada havia mais comum do que ter cada casa um, dois e às vezes mais agregados.
Em certas casas os agregados eram muito úteis, porque a família tirava grande proveito de seus serviços, e já tivemos ocasião de dar exemplo disso quando contamos a história do finado padrinho de Leonardo; outras vezes porém, e estas eram em maior número, o agregado, refinado vadio, era uma verdadeira parasita que se prendia à árvore familiar, que lhe participava da seiva sem ajudá-la a dar os frutos, e o que é mais ainda, chegava mesmo a dar cabo dela. E o caso é que, apesar de tudo, se na primeira hipótese o esmagavam com o peso de mil exigências, se lhe batiam a cada passo com os favores na cara, se o filho mais velho da casa, por exemplo, o tomava por seu divertimento, e à menor e mais justa queixa saltavam-lhe os pais em cima tomando o partido de seu filho, no segundo aturavam quanto desconcerto havia com paciência de mártir, o agregado tornava-se quase rei em casa, punha, dispunha, castigava os escravos, ralhava com os filhos, intervinha enfim nos mais particulares negócios.
Manuel Antônio de Almeida,
Memórias de um sargento de milícias.
Considere as seguintes afirmações referentes ao narrador do texto:
I. Mostra-se, no excerto, desinteressado de interrogar-se quanto às causas da existência dos agregados.
II. Quando critica o comportamento de certos agregados, pressupõe uma atitude de valorização do trabalho, que não era predominante nem, muito menos, efetiva, na sociedade de seu tempo.
II. Avalia a condição social e o comportamento dos agregados a partir do ponto de vista deles próprios.
Está correto o que se afirma em
a) I, II,e III.
b) II e III, somente.
c) I e III, somente.
d) I e II, somente.
e) I, somente.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 36
Existem diferenças básicas entre a paisagem retratada pelos árcades e a paisagem retratada pelos românticos. Escolha a alternativa correta que define essas duas paisagens. ...
FGV Economia 2009 – Questão 94
A jabuticabeira é uma árvore que tem seus frutos espalhados em toda a extensão de seus galhos e tronco. Após a florada, as frutinhas crescem presas por um frágil cabinho que as sustentam. Cedo ou tarde, devido ao processo de amadurecimento e à...
Base dudow 2000 – Questão 57
Leia os textos a seguir: ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 7
Considere as seguintes palavras do texto: I. Moço. II. Mancebo. III. Sertanejo. IV. Valente. As palavras utilizadas pelo narrador para referir-se a Arnaldo Louredo estão contidas apenas em: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.
FGV Economia 2010 – Questão 66
A questão está relacionada à figura. (M.A.G. Fuertes e B. Pallol. Proyeto Zenit, 2001) As isolinhas no mapa indicam a) os níveis de chuvas ácidas na Europa Ocidental. b) o aumento das temperaturas europeias pela ação da Gulf Stream. c) a intensidade de atuação das massas polares no centro norte europeu. d) os níveis de poluição dos solos na União Europeia. e) a intensidade do desmatamento no norte e noroeste europeu.